Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Acidente entre avião e ferry de Caminha põe à prova mais de 100 operacionais

Rádio Alto Minho

12 Março 2019, 13:50

Acessibilidade

Publicidade

Mais de cem operacionais portugueses e galegos vão testar a resposta a um acidente entre um avião de combate a fogos, durante a operação de recolha água no rio Minho, e o ferryboat que liga Caminha e La Guardia.

Em comunicado, hoje, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castel, adiantou que o exercício, marcado para sexta-feira, às 10:00, pretende simular “um acidente entre uma aeronave que se encontra a realizar operações de ‘scooping’ no Troço Internacional do Rio Minho (TIRM) e o ‘ferryboat’ que opera entre a vila de Caminha, no Alto Minho, e La Guardia, na Galiza, permitindo testar todas as ações de salvamento e socorro necessárias”.

No total, estarão envolvidos 106 operacionais, de 16 entidades com responsabilidade em matérias de proteção civil e de busca e salvamento em águas de jurisdição marítima.

O simulacro, realizado pelo CDOS de Viana do Castelo e pela capitania do porto de Caminha, contará com a participação da Comandância Naval do Minho e a Agência Galega de Emergências (AXEGA).

Durante o exercício será acionado o ARIEM-112 que dispõe de uma plataforma informática, através da qual são feitos os pedidos de ajuda internacional e acionados os meios inseridos nessa plataforma. O serviço está ainda dotado de um sistema de videoconferência que permite interligar os parceiros das três regiões.

O exercício, “implicará a movimentação de meios operacionais de socorro para fazer face a vários cenários, com o objetivo de testar e treinar a capacidade de resposta operacional dos diferentes agentes de proteção civil transfronteiriços, bem como procedimentos e sistemas que visam melhorar a interoperabilidade entre as diversas entidades cooperantes”.

Durante o simulacro será ainda testada “a capacidade de comando, controlo e comunicações dos vários escalões de decisão em matéria de gestão de operações de proteção e socorro transfronteiriças”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade