Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

AJD Deão promove oficinas de cavaquinho com Daniel Pereira Cristo

Rádio Alto Minho

13 Fevereiro 2020, 8:48

Acessibilidade

Publicidade

A associação AJD Deão vai promover no sábado Oficinas de Cavaquinho com o músico de Braga e estudioso dos cordofones tradicionais, Daniel Pereira Cristo, no Centro Paroquial Social de Deão. Nestas oficinas serão abordados diversos temas importantes para a execução musical deste instrumento tradicional.

As oficinas começam pelas 14:30 com uma aula aberta. Nesta sessão, serão partilhados conhecimentos imprescindíveis para a manutenção do instrumento (como fazer ajustes no cavalete e na pestana de modo a obter uma afinação mais precisa da escala) ao tipo de cordas a usar para cada afinação, à escolha de um bom instrumento.

Pelas 16:30h realiza-se a oficina de cavaquinhos, onde os participantes poderão aprofundar ao máximo a questão do rasgado e do uso do polegar; algumas questões harmónicas, inversões e diferentes ritmos serão também abordadas, bem como algum reportório.

Daniel Pereira Cristo: músico, cantautor e multi-instrumentista. Apaixonado e estudioso dos cordofones tradicionais (Cavaquinho, Bandolim e Viola Braguesa), lançou-se oficialmente em nome próprio em 2017, num esgotado Theatro Circo, com o álbum “Cavaquinho Cantado” – que contou com o apoio GDA e foi vencedor do Prémio Carlos Paredes 2018. Passou por festivais como Bons Sons, Percursos da Música, Tom de Festa, Caminhos do Ferro, Festa do Avante ou Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, e por teatros como o Garrett, Gil Vicente, António Lamoso, Valadares, Sá de Miranda, Fábrica das Ideias ou os Casinos da Póvoa e Figueira da Foz. Participou também em grandes eventos mais populares, como Noite Branca de Braga, Festa das Cruzes de Barcelos, abertura da Portimão Cidade Europeia do Desporto ou a Passagem de Ano em Lisboa de 2019 – num repleto Terreiro do Paço para mais de 200 mil pessoas. Esteve em programas de televisão como “Luar” TVGalicia, “Jornal 2”, “Programa Autores” da SPA, “Portugal Desconhecido” do Canal História e em rubricas das rádios nacionais como “Viva a Música”, “Alma Lusa”, “Passado ao Presente”, “Uma Questão de ADN” e “Zona Global”. Em 2018, foi convidado a fazer os momentos musicais de todas as Galas das 7 Maravilhas na RTP1, numa residência artística ao vivo e em direto, durante mais de 2 meses. Fez parte de inúmeros projetos musicais e teatrais como Origem Tradicional, Arrefole, Suspeitos do Costume, Neurónios aBariados, Azeituna-Universidade do Minho, Teatro Universitário do Minho, Sindicato de Poesia, entre outros. Lecionou instrumentos tradicionais no Conservatório Gulbenkian em Aveiro e em escolas particulares como IPCA em Barcelos, Headphone na Trofa e NuguelMusic ou ARCUM em Braga.

A participação nas oficinais é gratuita, mas de inscrição obrigatória por razões de lotação do espaço.

 

Foto retirada do site de Daniel Pereira Cristo

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade