Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

ALERTA: Distrito de Viana do Castelo com temperaturas próximas dos 40 graus

Rádio Alto Minho

03 Agosto 2018, 11:50

Acessibilidade

Publicidade

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS)  de Viana do Castelo alertou hoje para a agravamento da “situação meteorológica desde quarta-feira, verificando-se um incremento para o dia de hoje mantendo-se a situação para o fim de semana com temperaturas elevadas e teores de humidade baixos, na maioria do distrito”.

Em comunicado, hoje, o CDOS de Viana do Castelo destaca um “aumento muito significativo da temperatura máxima, sendo que no dia de hoje, prevê-se que, praticamente todo o território do distrito terá valores próximos dos 40ºC, destacando-se Monção que poderá atingir o máximo de 43ºC”.

Para sábado, adianta a nota do CDOS, “é espectável um cenário semelhante, sendo que o valor mais elevado previsto de 42º em Ponte da Barca”.

No domingo, “prevê-se que Monção registe o valor máximo de todo o distrito, na ordem dos 40ºC”.

“Prevê-se ainda, que as noites sejam tropicais, com os valores de temperatura mínima a excederem os 20ºC na generalidade do distrito, particularmente na noite de sexta-feira para sábado,  podendo existir locais onde são excedidos os 25ºC”, adianta a nota da proteção civil.

Segundo o CDOS, “nas próximas 48 horas prevê-se um agravamento significativo do Índice de Risco de Incêndio”.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Assim, de acordo com estas previsões, são esperados impactos na saúde, especialmente nos grupos populacionais mais vulneráveis, como é o caso das crianças, dos idosos, pessoas portadoras de patologias crónicas, pessoas isoladas e em situação de carência económica e social, pelo que recomenda a adoção das seguintes medidas de prevenção:

POPULAÇÃO EM GERAL:

Evitar a exposição direta ao sol, em especial entre as 11h e as 17h; Usar protetor solar com índice de proteção elevado (30 ou superior);  Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta naturais sem açúcar;  Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas muito açucaradas;  Usar roupa leve e fresca, óculos de sol e chapéu;  Evitar grandes esforços físicos;  Fazer refeições leves e frequentes.

INCÊNDIOS RURAIS:

Em face do perigo elevado, importa adotar desde já excecionais medidas destinadas a prevenir incêndios rurais e florestais, em relação a concelhos que já tenham sido severamente afetados por incêndios. É também expectável que o perigo de incêndio florestal e o número de ocorrências relacionadas tenha tendência para aumentar, pelo que se recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face a esta situação.

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido(a): Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;  A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente: Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;  Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;   Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade