Alunos de escolas de Viana formam símbolo dos Cuidados Paliativos para assinalar Dia Mundial
12 Outubro 2018, 13:59
Alunos das escolas secundárias de Santa Maria Maior e Monserrate e do Colégio do Minho formaram, hoje, na Praça da República, o símbolo do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinala este sábado, e largaram balões brancos.
A ação, promovida pela equipa de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), contou com o apoio dos agrupamentos escolares, da Câmara de Viana do Castelo e de várias empresas.
Em comunicado, a equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM explicou que o objetivo daquela iniciativa foi “sensibilizar a comunidade escolar da cidade de Viana do Castelo e a população em geral, acerca do papel e importância dos cuidados paliativos na atualidade”.
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos comemora-se este sábado, com o tema “Because I Matter”.
O tema do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos 2018 foi escolhido após consulta publica no site http://www.thewhpca.org. A reflexão procura centrar-se na experiência vivida pelas pessoas em situação de sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva.
Este ano comemora-se o centenário de Dame Cicely Saunders, fundadora do movimento moderno dos cuidados paliativos, autora da frase que dá mote ao tema das comemorações: “Tu és importante porque és tu e importas até ao fim da tua vida”.
Cuidados paliativos são cuidados médicos especializados para pessoas com doenças avançadas e incuráveis, que provoquem grande sofrimento. Diferenciam-se por um acompanhamento e cuidado focados no alívio dos sintomas e sofrimento. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do doente e da família.
Comentários