EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Regional

Alunos de escolas de Viana formam símbolo dos Cuidados Paliativos para assinalar Dia Mundial

Andrea Cruz

12 Outubro 2018, 13:59

Acessibilidade

Publicidade

Alunos das escolas secundárias de Santa Maria Maior e Monserrate e do Colégio do Minho formaram, hoje, na Praça da República, o símbolo do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinala este sábado, e largaram balões brancos.

A ação, promovida pela equipa de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), contou com o apoio dos agrupamentos escolares, da Câmara de Viana do Castelo e de várias empresas.

Em comunicado, a equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM explicou que o objetivo daquela iniciativa foi “sensibilizar a comunidade escolar da cidade de Viana do Castelo e a população em geral, acerca do papel e importância dos cuidados paliativos na atualidade”.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos comemora-se este sábado, com o tema “Because I Matter”.

O tema do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos 2018 foi escolhido após consulta publica no site http://www.thewhpca.org. A reflexão procura centrar-se na experiência vivida pelas pessoas em situação de sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva.

Este ano comemora-se o centenário de Dame Cicely Saunders, fundadora do movimento moderno dos cuidados paliativos, autora da frase que dá mote ao tema das comemorações: “Tu és importante porque és tu e importas até ao fim da tua vida”.

Cuidados paliativos são cuidados médicos especializados para pessoas com doenças avançadas e incuráveis, que provoquem grande sofrimento. Diferenciam-se por um acompanhamento e cuidado focados no alívio dos sintomas e sofrimento. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do doente e da família.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - Cerqueira’s

Publicidade

Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Eletro Borlido
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus

Siga-nos

Comentários

Publicidade