EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Regional

Apresentados cinco primeiros Trajes à Vianesa com etiqueta de certificação

Andrea Cruz

07 Agosto 2018, 23:15

Acessibilidade

Publicidade

O início da confeção do Traje à Vianesa, de acordo com o Caderno de Especificações, foi hoje assinalado em Viana do Castelo com a apresentação pública dos primeiros cinco exemplares que ostentam a etiqueta de certificação, concluída em 2016.

Os trajes de Areosa, Afife, Santa Marta de Portuzelo, Geraz do Lima e o traje azul escuro mais conhecido como o de Dó, confecionados por três artesãs de Viana do Castelo, foram os exemplares hoje apresentados numa sessão que decorreu no Museu do Traje, em pleno centro da cidade, sendo que um deles irá integrar o espólio da Casa do Minho do Rio de Janeiro, no Brasil.

Presente na sessão, o presidente da Câmara de Viana do Castelo justificou aquela certificação com o “receio de que se pudesse adulterar uma verdadeira maravilha da arte humana”.

“Esta primeira fase está consolidada. A partir de agora, vamos transformar o Traje à Vianesa em património nacional e depois o futuro o dirá”, afirmou José Maria Costa.

Em agosto de 2017, durante a Romaria d’Agonia, o autarca socialista anunciou a intenção de candidatar o Traje à Vianesa a Património Nacional, classificação que justificou com a “autenticidade, beleza e simbolismo” do primeiro traje certificado do país.

A certificação do traje à Vianesa, com origem no século XIX, foi publicada em Diário da República no final de 2016.

Fotos: João Tiago Lomba

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - CONTROLPESTE
Rádio Alto Minho - SofásZone
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus
Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA

Siga-nos

Comentários

Publicidade