Aprovada proposta de regulamento do Observatório do Litoral Norte
03 Outubro 2019, 17:40
A Câmara de Viana do Castelo aprovou, hoje, por unanimidade, a proposta de regulamento do Observatório do Litoral Norte. Segundo o vereador do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento, Ricardo Carvalhido, trata-se do “primeiro laboratório colaborativo do país de iniciativa municipal” para o conhecimento do mar vai começar a funcionar durante o primeiro semestre de 2020.
O responsável explicou que aquele laboratório é o primeiro de três a criar na capital do Alto Minho, integrados na Rede Municipal de Ciência.
A proposta de regulamento hoje aprovada segue agora para apreciação da assembleia municipal e será, posteriormente, colocado à discussão pública.
Concluída a consulta pública o documento voltará a ser apreciado pelo executivo municipal, para aprovação final.
O Observatório do Litoral Norte representa um investimento global de 384 mil euros, financiado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020.
A criação daquele ‘campus’ de ciência e conhecimento inclui a constituição de um “consórcio científico” de partilha de meios físicos e humanos, entre a Câmara de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Instituto para a Biossustentabilidade da Universidade do Minho e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto”.
Publicidade
