EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Regional

Aprovados 43 milhões de euros para projetos de desenvolvimento sustentável no Alto Minho

Andrea Cruz

08 Outubro 2018, 12:24

Acessibilidade

Publicidade

O Alto Minho viu aprovados 43 milhões de euros para a prevenção de catástrofes e transição para uma economia de baixo carbono, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Segundo os últimos dados publicados na página oficial do PO SEUR, o Alto Minho é a sub-região com mais candidaturas aprovadas, 99 no total, com montante financiado de cerca de 43 milhões de euros.

De acordo com aqueles dados, a região Norte viu aprovados projetos de 335 milhões de euros.

Entre os projetos apoiados, destaque para “a produção de cartografia sobre vulnerabilidades associadas aos extremos climáticos que serviam de base aos instrumentos de gestão do território” ou a requalificação fluvial em cinco zonas críticas da região Norte, com vista à mitigação dos riscos e efeitos de cheias e inundações, como é proposta da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Para além destas candidaturas, há ainda projetos de promoção de hábitos mais saudáveis de mobilidade através da disponibilização de bicicletas elétricas e a implementação de medidas de promoção energética, como a gestão inteligente de energia e a utilização de energias renováveis.

A nível nacional foram aprovadas 1.407 candidaturas num valor global de quase 1.500 milhões de euros.

O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos surge como um dos 16 programas criados para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020 e pretende contribuir para o crescimento sustentável, respondendo aos desafios de transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente de recursos e na promoção de maior resiliência face aos riscos climáticos e às catástrofes.

Neste âmbito, Portugal vai receber 25 mil milhões de euros até 2020.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Cerqueira’s
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Eletro Borlido
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual

Siga-nos

Comentários

Publicidade