Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Arcos de Valdevez cancela festejos de Carnaval

Rádio Alto Minho

19 Janeiro 2022, 15:09

Acessibilidade

Publicidade

O vice-presidente da Folia, associação que organiza o Carnaval de Arcos de Valdevez, anunciou hoje o cancelamento de todos os festejos previstos para decorrerem entre 26 de fevereiro e 02 de março, devido à pandemia de covid-19.

Em declarações à agência Lusa, Rui Aguiam explicou que a decisão foi tomada “em concordância” com a Câmara Municipal face “às novas medidas de controlo e mitigação da pandemia de covid-19 definidas pelo Governo e à declaração do estado de calamidade, em vigor até 20 de março”.

O vice-presidente da associação Folia, que reparte com a Câmara local a responsabilidade da organização, explicou que foi decidido “não organizar qualquer evento, no Carnaval 2022, que inclui bailes de rua e o desfile carnavalesco, por não estarem reunidas as condições de segurança, em termos de saúde pública”.

Conhecido como o “maior do Norte de Portugal, o Carnaval de Arcos de Valdevez atraia, até 2020, último ano em que se realizou nas ruas daquela vila do distrito de Viana do Castelo, “milhares de foliões”.

“Esperamos que a decisão agora tomada seja a mais acertada, independentemente de ter sido tomada antecipadamente. Se durante o Carnaval as condições melhorarem, lamentamos a decisão, mas tinha de ser tomada. Mal ou bem, neste momento é a solução que entendemos ser a mais eficaz para a situação de saúde que a todos afeta”, disse o responsável.

Rui Aguiam adiantou que “os festejos de Carnaval são preparados meses antes e que desde novembro último a associação tem estado perante o impasse de iniciar ou não a sua organização”.

O responsável acrescentou “estar prevista a colocação de uma estátua de um palhaço, com quatro metros de altura, feita em esferovite e em fibra, no Campo do Trasladário, artéria onde normalmente são realizados os festejos”.

“Ainda não há certeza da realização desta iniciativa para assinalar o Entrudo, por desconhecermos se estarão reunidas as condições para a instalação da estátua sem criar um motivo de aglomeração de pessoas. Não podemos cancelar os festejos e, depois, criar uma situação que potencie o ajuntamento de pessoas”, explicou.

Em fevereiro de 2020, ao último desfile carnavalesco de Arcos de Valdevez, em que participaram “milhares de pessoas”, juntaram-se “as comparsas da Galiza [agrupamentos carnavalescos, onde os participantes desfilam ou dançam pelas ruas, tocando uma música própria] no desfile carnavalesco de Arcos de Valdevez”.

Em 2021, o Carnaval foi celebrado em formato digital, com vídeos promocionais divulgados nas redes sociais da Câmara Municipal e da associação Folia, bem como nos respeitos sítios oficiais na Internet”.

Na altura, a organização incentivou os foliões a publicarem fotografias de recordações dos carnavais em que participaram.

O programa digital incluiu ainda o lançamento do documentário 18 anos de Carnaval Arcuense: O maior Carnaval do Norte de Portugal.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade