Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos celebra 19 anos

Rádio Alto Minho

09 Dezembro 2019, 14:15

Acessibilidade

Publicidade

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d'Arcos vai celebrar, na quarta-feira, 19 anos desde a sua criação. O programa comemorativo inclui diversas atividades durante o próximo fim de semana.

As comemorações começam no dia do aniversário, e prosseguem no sábado com ‘Um Dia Aberto na Quinta de Pentieiros’, com entradas e atividades gratuitas, promovidas pelo Serviço Área Protegida e pelos seus parceiros.

Passeios de pónei e de charrete, visitas guiadas e o circuito de arborismo são algumas das atividades previstas.

No domingo, para assinalar o Dia Internacional das Montanhas, decorrerá um percurso pedestre de Montanha, designado ‘Trilho do Lobo Atlântico’, com oito quilómetros e meio de extensão.

Criada em 2000, a Área de Paisagem Protegida das lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos está situada no sopé da Serra d´Arga, numa zona que inclui duas lagoas, várias linhas de água, como o rio Estorãos, áreas agrícolas e áreas florestais.

No total, o parque florestal e a quinta pedagógica de Pentieiros ocupam uma área de cerca de 30 hectares, entre zonas florestal e de cultivo. A Quinta começou a funcionar em 2001, na sequência da criação, nas proximidades, da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos.

A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos estende-se ao longo de 350 hectares em território do concelho de Ponte de Lima, incluindo cerca de 22 quilómetros de percursos pedestres que permitem usufruir de paisagens diversas, típicas das zonas húmidas e rurais.

Naquela área protegida destaca-se a existência de vários habitats, desde zonas húmidas a não húmidas, bosquetes florestais de vegetação natural, pastagens e áreas agrícolas.

O espaço transformou-se num habitual local de passagem de alunos de todo o país, nomeadamente na quinta pedagógica de Pentieiros, em que é que feita a produção animal e vegetal.

Em termos de flora e vegetação, a zona apresenta perto de 80 espécies vegetais consideradas raras ou em vias de extinção.

A Área Protegida integra equipamentos vocacionados para a interpretação do património, como um centro de interpretação ambiental, rede de percursos pedestres, rotas histórico-culturais, a quinta de Pentieiros, o parque de campismo e caravanismo de três estrelas, o albergue (antigas cavalariças da quinta), bungalows (unidades de alojamento complementares ao parque de campismo), centro de acolhimento, casa da sidra, quinta pedagógica, parque florestal.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade