EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos celebra 19 anos

Andrea Cruz

09 Dezembro 2019, 14:15

Acessibilidade

Publicidade

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d'Arcos vai celebrar, na quarta-feira, 19 anos desde a sua criação. O programa comemorativo inclui diversas atividades durante o próximo fim de semana.

As comemorações começam no dia do aniversário, e prosseguem no sábado com ‘Um Dia Aberto na Quinta de Pentieiros’, com entradas e atividades gratuitas, promovidas pelo Serviço Área Protegida e pelos seus parceiros.

Passeios de pónei e de charrete, visitas guiadas e o circuito de arborismo são algumas das atividades previstas.

No domingo, para assinalar o Dia Internacional das Montanhas, decorrerá um percurso pedestre de Montanha, designado ‘Trilho do Lobo Atlântico’, com oito quilómetros e meio de extensão.

Criada em 2000, a Área de Paisagem Protegida das lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos está situada no sopé da Serra d´Arga, numa zona que inclui duas lagoas, várias linhas de água, como o rio Estorãos, áreas agrícolas e áreas florestais.

No total, o parque florestal e a quinta pedagógica de Pentieiros ocupam uma área de cerca de 30 hectares, entre zonas florestal e de cultivo. A Quinta começou a funcionar em 2001, na sequência da criação, nas proximidades, da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos.

A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos estende-se ao longo de 350 hectares em território do concelho de Ponte de Lima, incluindo cerca de 22 quilómetros de percursos pedestres que permitem usufruir de paisagens diversas, típicas das zonas húmidas e rurais.

Naquela área protegida destaca-se a existência de vários habitats, desde zonas húmidas a não húmidas, bosquetes florestais de vegetação natural, pastagens e áreas agrícolas.

O espaço transformou-se num habitual local de passagem de alunos de todo o país, nomeadamente na quinta pedagógica de Pentieiros, em que é que feita a produção animal e vegetal.

Em termos de flora e vegetação, a zona apresenta perto de 80 espécies vegetais consideradas raras ou em vias de extinção.

A Área Protegida integra equipamentos vocacionados para a interpretação do património, como um centro de interpretação ambiental, rede de percursos pedestres, rotas histórico-culturais, a quinta de Pentieiros, o parque de campismo e caravanismo de três estrelas, o albergue (antigas cavalariças da quinta), bungalows (unidades de alojamento complementares ao parque de campismo), centro de acolhimento, casa da sidra, quinta pedagógica, parque florestal.

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Toyota – Macedo & Macedo (noticias)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)

Siga-nos

Comentários

Publicidade