EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Arruamentos e praças interditadas ao trânsito para garantir esplanadas a restaurantes, cafés e pastelarias em Viana

Rádio Alto Minho

04 Junho 2020, 23:34

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta quinta-feira alterações de trânsito no centro da cidade, para garantir esplanadas no espaço público. Em causa está o "Viana à Esplanada", uma parceria entre a autarquia e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), para incentivar e promover o comércio e restauração em espaço público. José Maria Costa explica que "alguns arruamentos e praças vão ser interditadas ao trânsito, entre as 10:00 e as 23:00, para que restaurantes, cafés e pastelarias possam colocar esplanadas".

“Em agosto vamos, provavelmente, ter de fazer um acerto no horário, para mais tarde, para apoiarmos a ocupação do espaço exterior durante o período de verão e ajudar os empresários a tirar mais rentabilidade”, explicou, apelando “à compreensão da população, de moradores, transeuntes e automobilistas para alguma dificuldade de circulação durante o dia devido àquelas interdições”.

“Temos de apoiar a atividade económica, responsável por muito emprego. O trabalho técnico feito em parceira com a AEVC vai permitir gerir conflitos e encontrar equilíbrios, sem prejudicar ninguém”, frisou.

Segundo números da autarquia, de um total de 65 pedidos feitos por comerciantes à iniciativa “Viana à Esplanada”, 20 foram “automaticamente” autorizados e 45 estão ainda a ser analisados, devendo receber autorização até esta sexta-feira.

O projeto que, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), visa incentivar e promover o comércio e restauração em espaço público.

O projeto permite que lojas comerciais possam utilizar áreas exteriores aos estabelecimentos comerciais, garantindo o distanciamento social. Outra medida prevista no âmbito da “Viana à Esplanada” é a abertura de novas esplanadas para cafés, pastelarias e restauração no espaço público, respeitando as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).

Todas estas novas áreas de ocupação do espaço público na cidade e concelho serão isentas de taxas de ocupação.

Esta iniciativa está integrada no programa “Havemos de ir a Viana”, campanha de promoção da cidade e do concelho no pós-Estado de Emergência que foi lançada pela Câmara Municipal e pela AEVC com o objetivo de promover a reativação do comércio, restauração e hotelaria vianenses.

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - RETOMA RAM
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)

Siga-nos

Comentários

Publicidade