Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Internacional

Artista de Viana expõe na “Semana das Jóias” em Milão

Rádio Alto Minho

14 Setembro 2023, 17:20

Acessibilidade

Publicidade

Filipe Araújo representará Portugal na prestigiosa “Milano Jewelry Week” que decorrerá de 17 a 22 de Outubro. O artista irá expor algumas das suas peças de joalharia entre os nomes mais famosos do ofício, abrindo assim o palco internacional para a joalharia portuguesa. 

Filipe Araújo, artista vianense, vai expor as suas criações no salão do ‘Palazzo Bovara’ atribuído a joias de luxo e contemporâneas.

“Milano Jewelry Week” é o único evento internacional em Itália que destaca por excelência o universo da joalharia em todas as suas facetas. Sendo o ponto internacional de referência para todos os artistas e designers de joalharia a nível global, este evento anual atrai uma vasta audiência mundial especialmente interessada e conhecedora. Todos os anos uma equipa de experts é responsável pela seleção de somente 250 artistas do mundo inteiro que sobressaem pelo seu talento criativo e capacidade inovadora.

As suas peças vão também ilustrar a edição ícone de “Artistar Jewels”, um testemunho para a posteridade do extraordinário talento exposto na “semana das jóias” de 2023. Este reconhecimento internacional vem coroar o trabalho inovador desenvolvido por Filipe nomeadamente no campo da filigrana e design desde 2014. Foi desde então que o artista se dedicou a revigorar esta arte ancestral criando peças únicas que pela sua originalidade apelam ao gosto contemporâneo.
Filipe introduziu uma nova técnica que lhe permite preencher com cor os ‘espaços Vazios’ da filigrana nas suas obras. Assim, mesmo que idênticas na forma, todas as peças adquirem uma personalidade muito própria, cada uma diferente das demais.  Até hoje, Filipe continua a ser o único artista conhecido a usar esta técnica com a filigrana em joalharia.
O nascimento de “Viana às cores” veio demonstrar o talento multifacetado e versátil do artista. Ao longo dos anos seguiram inúmeras e distintas coleções de jóias exclusivas e personalizadas, tanto para homem como para mulher, em materiais dos mais simples aos mais nobres. De realçar foi a introdução em 2015, de um alfinete em forma de ‘coração de Viana’ criado em honra de Nossa Sra. d’Agonia, padroeira da cidade. O entusiasmo com que foi recebido levou a uma produção anual limitada de 250 unidades, todos os anos de cor diferente, pela mão minuciosa do Filipe. Este ano elegeu um azul “como o da louça de Viana” pela primeira vez sobre dourado.
A joalharia tem vindo a conquistar cada vez mais espaço na vida do Filipe, que ultimamente se vê obrigado a declinar, não sem pesar, alguns projetos de arquitetura. Filipe Araújo expõe durante todo o ano, algumas das suas peças, no D.Sancho Caffe em Viana do Castelo.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho -
Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Srª Peliteiro
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade