Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Autarca de Viana entronizado Confrade da Archicofradía Universal del Apóstol Santiago – Patrón de España

Rádio Alto Minho

02 Janeiro 2019, 12:23

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, foi entronizado confrade da Archicofradía Universal del Apóstol Santiago - Patrón de España, numa cerimónia que aconteceu em Santiago de Compostela. A vereadora da cultura, Maria José Guerreiro, recebeu a medalha de confrade da associação que pretende fomentar o culto ao Apóstolo Santiago e a peregrinação ao sepulcro do mesmo.

Em comunicado, hoje, a Câmara de Viana do Castelo adiantou que “a entronização aconteceu por proposta da Associação Apoio Peregrino Caminho da Costa, sediada na freguesia de Castelo do Neiva”, sendo que  o presidente da Junta de Castelo do Neiva e membros daquela autarquia estiveram na cerimónia.

Viana do Castelo tem coordenado tecnicamente um projeto que agrega dez municípios em torno da Valorização do Caminho Português da Costa. Em novembro passado, foi inaugurado o Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa no Hospital Velho de Viana do Castelo. No novo espaço, o visitante pode encontrar, para além de um conjunto de elementos enquadrantes e interpretativos do Caminho, um conjunto de informações relevantes para a conclusão da peregrinação.

A instalação do Centro Interpretativo no antigo albergue de peregrinos gerou um investimento de 250 mil euros em obras de reabilitação e do espaço. No âmbito da regeneração urbana, a Câmara Municipal apresentou candidatura ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), para uma empreitada de quase 145 mil euros, que requalificou as fachadas e a cobertura do edifício do Hospital Velho. Já o apetrechamento da nova valência, num investimento de mais de 92 mil euros, foi feito no âmbito da candidatura Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa, que reúne dez municípios.

No âmbito das candidaturas foi executado um conjunto de obras de requalificação que permitiu dotar o espaço de condições e meios técnicos para a receção de peregrinos e visitantes retomando, de certa forma, a sua função primordial. O Hospital Velho corresponde a uma antiga pousada de acolhimento dos peregrinos de Santiago, fundada por João Paes “o Velho” em 1468 e restaurada no século XVI com o intuito de prestar auxílio a viajantes e peregrinos.

A Valorização do Caminho Português da Costa encontra-se integrada numa Rede Intermunicipal, coordenada tecnicamente pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, e onde são parceiras as Câmaras Municipais do Porto, de Matosinhos, da Maia, de Vila do Conde, da Póvoa de Varzim, de Esposende, de Caminha, de Vila Nova de Cerveira e Valença.

A “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa” resulta de uma candidatura conjunta dos 10 municípios ao Norte 2020, com o objetivo de valorizar e reconhecer oficialmente este Caminho como itinerário da peregrinação a Santiago. Esta rede intermunicipal apresenta uma imagem de marca única e uma comunicação integrada que visa potenciar o valor intrínseco do Caminho Português da Costa.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade