Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Autarca de Viana quer criar centro interpretativo da obra de Gustave Eiffel

Rádio Alto Minho

20 Janeiro 2019, 19:44

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara anunciou hoje, durante a sessão solene dos 171 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade, marcada pela atribuição de 23 títulos honoríficos, a intenção de criar, na estação de caminhos de ferro, um centro interpretativo da obra do arquiteto francês, Gustave Eiffel.

O projeto de mestrado em Património e Turismo Cultural de Rui Maia, da Universidade do Minho, “assenta na ponte Eiffel de Viana do Castelo, obra do século XIX, integrada no vasto património industrial português”.

José Maria Costa explicou que é criar um espaço físico “dedicado à ponte, proporcionando a fruição do legado de Gustave Eiffel”.

Na sessão solene, a surfista  Marta Jordão Paço, de apenas 14 anos, transformou-se na mais nova personalidade de “sempre” na história de Viana do Castelo  a ser distinguida com o titulo de Cidadã de Mérito.

Em dezembro último, ainda com 13 anos, Marta Jordão Paço, de Outeiro, conquistou a medalha de bronze no mundial de surf adaptado, nos Estados Unidos.

Hoje, na atribuição do galardão, José Maria Costa, destacou que, na altura “com apenas 13 anos e cega de nascença, a Marta Jordão Paço foi a atleta mais jovem” do ISA World Adptative Surfing Championship que decorreu em dezembro na praia de La Jola,em San Diego, Califórnia.

José Maria Costa, que falava durante a sessão comemorativa dos 171 anos de elevação de Viana do Castelo, marcada pela atribuição de 23 títulos honoríficos, referiu aquele este evento desportivo como “histórico” para o surf e agradeceu à atleta e ao treinador Tiago Prieto pelo “contributo para a promoção da inclusão no desporto”.

“Esta edição do mundial de surf Adaptado, além de ter sido placo da primeira competição na categoria feminina com deficiência visual, registou um recorde ao nível de participações. Mais de 120 surfistas de 24 países”, reforçou.

Marta Jordão Paço, invisual, atleta do Surf Clube de Viana, há dois anos, terminou a final com 3,73 pontos, menos 11,11 pontos do que a vencedora, a britânica Melissa Reid.

Com o mesmo título foi homenageada Raquel Gaião, bióloga de 23 anos, natural do concelho, aluna de mestrado em biodiversidade e conservação marinha na Universidade do Algarve que, em setembro de 2018, se transformou na primeira mulher portuguesa a ganhar o prémio mundial atribuído ela Global Biodiversity Information Facility Young Researchers Award (GBIF).

Os membros do comité destacaram o potencial da investigadora vianense ao nível dos impactos relacionados com o clima das macroalgas, uma ordem taxonómica de importância ecológica, social e económica nas comunidades costeiras ao redor do mundo”, sublinhou.

A coreógrafa Tânia Carvalho, a escritora Marlene Ferraz, o professor catedrático da Universidade de Lisboa, António Maria Feijó e o bispo auxiliar do Porto, Pio, Gonçalo Alves de Sousa, foram entre outras, as figuras distinguidas com aquele título, num total de 23 entre personalidades, instituições e empresas.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade