Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Autarca de Viana tem “réstia de esperança” que Marcelo Rebelo de Sousa marque presença na procissão ao mar

Rádio Alto Minho

14 Julho 2018, 17:08

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse hoje ter “uma réstia de esperança” de que o chefe de Estado marque presença, na procissão ao Mar, no dia 20, um dos números emblemáticos das Festas da Agonia que, na edição 2018, comemora 50 anos.

“Sabemos que a agenda do senhor presidente da República é sempre muito complicada. De qualquer forma há ainda réstia de esperança de que possa aparecer”, afirmou José Maria Costa.

O autarca socialista anunciou, em junho, na apresentação do cartaz da edição 2018 das Festas da Agonia, que tinha endereçado um convite ao chefe de Estado para assistir à procissão ao mar, a 20 de agosto.



Hoje, na biblioteca de Viana do Castelo, em declarações aos jornalistas no final da apresentação da revista A Falar de Viana, José Maria Costa explicou ter recebido uma informação do chefe da Casa Civil dando conta de que a agenda de Marcelo Rebelo de Sousa “está um pouco complicada”.

“A porta não está fechada mas não quiseram dar muitas garantias. Teríamos muito gosto que o senhor presidente da República estivesse presente. O convite foi feito, especificamente, para o dia 20 porque a procissão ao mar faz 50 anos e gostaríamos que o senhor presidente da República estivesse presente porque era, também, uma forma de se homenagear os homens do mar”, disse José Maria Costa.

O autarca socialista adiantou ter a confirmação da presença do primeiro-ministro e do ministro do Ambiente na noite da confeção dos tapetes floridos na ribeira de Viana.

Já o ministro da Cultura estará presente no cortejo, sendo que há a possibilidade da esposa do governante a desfilar no cortejo histórico e etnográfico.

Segundo José Maria Costa a edição 2018 das Romaria vai ainda contar com a presença da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias e da atriz Maria Rueff.



Sobre a revista “A Falar de Viana”, que conta com textos da autoria de cerca de 40 autores, e que pretende reforçar a componente cultural da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, o autarca sublinhou tratar-se de um importante registo de uma festa “diferente”.

“As nossas festas são diferentes porque somos parte da festa. Esta participação e entusiasmo passam para quem nos visita”, sublinhou o autarca.



Já a vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro, referiu que a publicação permite que à população do concelho “descobrir a terra de hoje e de outros tempos”.

“Permite a todos os que não estando em Viana do Castelo reencontram nesta revista uma ligação factual e verdadeira com a cidade”, adiantou, destacando a “qualidade extraordinária” da publicação.

“Integra artigos de muita qualidade étnica, científica e poética, que nos orgulham”, frisou.



Com 287 páginas, elaboradas por 37 colaboradores, a revista “A Falar de Viana” conta com textos da autoria de cerca de 40 autores.

A publicação, com coordenação de Rui A. Faria Viana, inclui textos inéditos sobre a cidade e as suas festas, com o intuito de continuar a divulgar narrativas com interesse sobre a mais importante romaria portuguesa.

A publicação, uma edição da Vianafestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo, inicia com uma mensagem de Agostinho da Rocha Ferreira dos Santos, Presidente da Casa do Minho no Rio de Janeiro, que preside à Comissão de Honra da Festa em Honra de Nossa Senhora d’ Agonia de 2018.

Os coordenadores assumem que a publicação da revista continua a ser um ritual que ganhou forma a partir de 1995 e que há sete anos iniciou com a publicação da nova série. Mais uma vez, a publicação privilegia artigos inéditos, continuando a conferir uma maior visibilidade aos colaboradores e à qualidade das suas narrativas.



Esta 7ª edição conta com textos de Américo Carneiro, Ana Filomena Curralo, André Torres Costa, António Carlos Santos, António José Barroso, António Maranhão Peixoto, António Martins da Costa Viana, António Pimenta de Castro, António Rodrigues França Amaral, Artur Coutinho, Bernardo Silva Barbosa, Boaventura Rodrigues Silva, Camilo Castelo Branco (†), Casimiro Puga, David F. Rodrigues, Domingos da Calçada, Euclides Rios, Eugénio Monteverde, Fernando Castro Sousa, Filomena Costa Freitas, Francisco José Carneiro Fernandes, Gonçalo Fagundes Meira, Henrique Rodrigues, João José Passos, João Rocha Páris (†), José da Cruz Lopes, José Rodrigues Lima, Luís Pedro Viana, Manuel Inácio Rocha, Manuel Oliveira Martins, Maria Isabel Teixeira, Marlene Azevedo, Mota Leite, Porfírio Pereira da Silva, Reis Ribeiro, Renato Oliveira, Rui A. Faria Viana, Sebastião Pires Ferreira, Susana Cunha Cerqueira.

 

Fotos:Ricardo Sousa/DR – RAM

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade