Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Autárquicas: Luís Nobre apresenta projetos para resolver necessidades de habitação a  mais de 2.500 pessoas 

Rádio Alto Minho

14 Setembro 2021, 10:47

Acessibilidade

Publicidade

O candidato do PS à Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, apresentou hoje  projetos concretos para resolver as necessidades de casa de mais de 2.500  pessoas ao longo do próximo mandato, garantindo ainda que serão apoiadas as  cooperativas de habitação e os jovens, com incentivos à construção. 

“Queremos alargar a oferta de habitação para fixar pessoas, desde logo com  uma política concreta e já definida de construção a custos controlados e rendas  acessíveis. Para isso temos já identificados loteamentos com forte probabilidade  de construção nas freguesias de Darque, Areosa e Alvarães”, anunciou Luís  Nobre, que hoje visitou esses terrenos. 

A implementação do programa “Habitação mais acessível” é uma das 48  medidas para os 48 meses do próximo mandato que constam do programa  eleitoral da candidatura do PS à Câmara de Viana do Castelo. 

“O mercado da habitação em Viana do Castelo tem uma forte procura, porque o  concelho é atrativo, tem um dos mais altos níveis de qualidade de vida e de  serviços do país e pleno emprego. Estes fatores geram muita procura e  contribuem para as dificuldades que se sentem no mercado de habitação e que  queremos resolver. É uma prioridade nossa para o mandato”, afirmou Luís  Nobre, que coordenou a elaboração da Estratégia Local da Habitação. 

Nesta área, avançará de imediato a primeira fase da Estratégia Local de  Habitação, com um investimento de 26,9 milhões de euros, sobretudo com  financiamento do Município. Essa primeira fase prevê beneficiar 700 famílias,  através de reabilitação da habitação municipal e outras intervenções já ao longo  do próximo mandato. 

A segunda fase, em preparação, vai permitir projetos de construção de casas a  custos controlados e rendas acessíveis para mais de 400 famílias, em várias  freguesias do concelho. Globalmente, as propostas no setor da habitação  apresentadas por Luís Nobre permitirão resolver as carências de mais de 2.500  pessoas do concelho, com casas de tipologias até T4. 

“Isto vai permitir alargar a oferta de habitação para jovens e classe média, quer  com a construção de habitação, quer com outros mecanismos como o aluguer,  além da reabilitação da reabilitação da habitação municipal, para a qual já temos  financiamento”, destacou Luís Nobre. 

O regime de Habitação a Custos Controlados (HCC) envolve a construção ou  aquisição de casa com o apoio do Estado, que concede benefícios fiscais e  financeiros, destinando-se a habitação própria e permanente ou para  arrendamento. Já o Programa de Arrendamento Acessível (PAA), lançado pelo 

Governo, é outra das apostas para esta estratégia municipal e promove uma  oferta alargada de habitação para arrendamento a preços compatíveis com os  rendimentos das famílias. 

“Temos ainda o recurso às cooperativas de habitação, com acesso a apoios  importantes e a colaboração do Município. Por exemplo com uma muito recente,  até em expansão, em Santa Marta de Portuzelo. Vamos recorrer a todas as  soluções à nossa disposição para aumentar a oferta de habitação no próximo  mandato”, sublinhou Luís Nobre. 

A candidatura do PS à Câmara de Viana do Castelo definiu nove eixos  estratégicos para a atuação no próximo mandato, e 48 medidas concretas. Ainda  no eixo “Criar oportunidades, Garantir a coesão”, para implementar um modelo  de desenvolvimento justo e com oportunidades para todos, outra das medidas  para o mandato é a isenção de taxas municipais para construção de primeira  habitação para jovens até aos 35 anos. 

Neste eixo de intervenção da candidatura liderada por Luís Nobre será ainda  consolidada e reforçada a rede de transportes públicos, fortemente condicionada  durante o período de pandemia, para garantir “uma verdadeira coesão territorial  e social e um acesso facilitado a todos os serviços essenciais do concelho”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade