Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Auto da Floripes volta este mês a ser representado no Algarve

Rádio Alto Minho

06 Junho 2018, 14:03

Acessibilidade

Publicidade

O Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto vai representar o Auto da Floripes, a 30 de junho, na Praça da República de Tavira, 40 anos depois de ter sido apresentado em Silves.

Em comunicado, hoje o Núcleo Promotor do Auto da Floropes 5 de Agosto adiantou ter sido convidado por aquela cidade algarvia, estando a deslocação a ser “articulada” com a Comissão de Festas da Senhora das Neves, as autarquias locais e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

“Depois de representado, pela primeira vez, na região das Astúrias, o Auto da Floripes será apresentado no Algarve, ou seja, no mesmo ano será exibido em duas regiões simbólicas da reconquista cristã – onde teve início na Península Ibérica (Astúrias) e onde terminou em Portugal (Algarve). Para além disso, é um regresso ao Algarve, 40 anos depois da presença memorável em Silves (1978).  A presença do Auto da Floripes em Tavira terá a companhia de 16 músicos da Associação Musical de Vila Nova de Anha”, adiantou a coletividade em comunicado.

A presença do Auto da Floripes “contribuirá para a promoção do património nacional e da comunidade que lhe serve de suporte, mas também para a sensibilização local e para a motivação e a coesão dos comediantes”.

A representação popular é levada à cena todos anos na tarde de 05 de agosto, durante as festividades do lugar das Neves, comum a três freguesias, Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, todas na margem esquerda do rio Lima, em Viana do Castelo.

O auto é representado por cerca de 25 comediantes populares da região e baseia-se num episódio extraído da guerra entre o imperador Carlos Magno e o rei Turco Almirante Balaão, uma guerra entre cristãos e mouros, que os primeiros acabam por vencer.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade