Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Banda sinfónica da Guarda Nacional Republicana atua sábado no Teatro Sá de Miranda

Rádio Alto Minho

24 Setembro 2019, 11:19

Acessibilidade

Publicidade

A banda sinfónica da Guarda Nacional Republicana vai atuar, no sábado, pelas 21:30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. O concerto integra-se nas comemorações 100 Anos da GNR em Viana do Castelo (1919-2019). A bilheteira estará disponível a partir desta quarta-feira.

A banda nasce em 1838, por decreto de D. Maria II, então com a designação de Banda da Guarda Municipal. Mais tarde, com a implantação da República, passou a chamar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana.

De acordo com a página oficial da banda no Facebook, atualmente a estrutura está na dependência da Unidade de Segurança e Honras de Estado, sendo que constitui um dos órgãos que o Comandante-Geral tem à sua disposição para, no âmbito da atividade musical, concorrer com a sua ação em atividades de representação em protocolo de Estado, cerimónias militares, culturais e recreativas e de divulgação da GNR.

“A elevada especialização dos seus componentes e o seu amplo e valioso arquivo (mais de 3.000 obras) permitem que a Banda em Concerto atinja um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres”, sublinha a publicação.

Dos muitos êxitos obtidos em digressões fora do País destacam-se em 1892 o Concurso Internacional de Bandas Militares em Badajoz; em 1910 em Madrid, S. Sébastian e Barcelona; em 1930, digressão ao Brasil; em 1963, na Holanda participando na NATO- TAPTOE e em Paris gravando concertos para a Rádio; em 1965, representando Portugal no IV Centenário da Fundação do Rio de Janeiro; no mesmo ano na cidade de Badajoz; em 1980, em Mons (Bélgica) no 20º Festival Internacional de Bandas Militares; em 1987, Cáceres, intercâmbio cultural entre Portugal e Espanha; em 1988, Cáceres e Plasência, (Espanha) jornada de solidariedade com a zona sinistrada do Chiado (Lisboa); em 1995, Modena (Itália) para participar no 4º Festival Internacional de Bandas Militares; em 1996, Basileia (Suíça) para participar no 5º Festival Internacional de Bandas de Polícia; em 1998, digressão ao Luxemburgo tendo atuado em três cidades: Differdange, Luxemburgo e Vianden, tendo obtido grande êxito sobretudo no concerto efetuado na sala de concertos do Conservatório do Luxemburgo.

Em 2005 a Banda foi distinguida com o prémio “Amália” na categoria de Música Clássica. Em 2006 foi conferido à Banda, pelo presidente da República, Jorge Sampaio, o Título de Membro-honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

O Maestro Capitão João Afonso Cerqueira é o atual maestro da Banda Sinfónica da GNR, tendo a coadjuvá-lo o Sargento-mor Armindo Pereira Luís.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade