BE entrega listas em Viana e aponta à eleição de um vereador
18 Agosto 2025, 15:18
O Bloco de Esquerda (BE) entregou esta segunda-feira, no Tribunal de Viana do Castelo, as listas de candidatura aos órgãos autárquicos do concelho. Para além da Câmara e da Assembleia Municipal, o partido concorre também à União de Freguesias da cidade e à freguesia de Areosa.
Carlos Torre, cabeça de lista à Câmara Municipal, afirmou que o principal objetivo é eleger um vereador, mas não excluiu a possibilidade de uma maior representação.
“Claro que o objetivo do Bloco é eleger um vereador, mas não excluímos hipótese nenhuma. Apresentamos listas preparadas para governar o concelho se os munícipes de Viana do Castelo entenderem que deve ser assim”, afirmou à saída do Tribunal de Viana do Castelo.
O candidato sublinhou ainda o caráter atípico das eleições, considerando que “tudo é possível” e que o BE tem sentido “manifestações de apoio substanciais”, podendo estas trazer “uma surpresa” no resultado final.
Para a Assembleia Municipal, o BE candidata a técnica superior de saúde Ana Forte, seguindo-se o advogado Luís Louro, e a Renata Trindade, estudante e artista plástica na terceira posição da lista.
O arquiteto e professor do IPVC, Jorge Teixeira, lidera a candidatura à União das Freguesias da cidade e Meadela. Carlos Durães, Técnico de Turismo Ambiental e Rural, encabeça a lista à Freguesia da Areosa.
A mandatária da candidatura é Conceição Liquito, professora e dirigente sindical.
Atualmente, o executivo de Viana do Castelo é composto por cinco eleitos pelo PS, um eleito pela CDU, um vereador independente (eleito pela coligação PSD/CDS) e dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP.
Com 319,02 quilómetros quadrados de área, Viana do Castelo tem 86.780 habitantes, de acordo com dados de 2023 da Pordata.




















