Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Bicicleta que vai “Birar” mentalidades já pedala em Viana do Castelo

Rádio Alto Minho

19 Outubro 2018, 18:06

Acessibilidade

Publicidade

As primeiras 200 “Bira IPVC”, as bicicletas que querem ajudar a “mudar mentalidades” foram entregues esta sexta-feira a alunos funcionários e professores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Esta sexta-feira, na apresentação do projeto do IPVC, integrado no programa nacional U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transporte, num investimento de 340 mil euros, o presidente da instituição, Rui Teixeira disse que a entrega das primeiras bicicletas representa “uma mudança profunda na forma como devemos vivemos nas cidades”.

Rui Teixeira, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de entrega das bicicletas, na Biblioteca Barbosa Romero da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, disse que “não se trata de um brinde” porque as bicicletas estão dotadas de um “código” que permite monitorizar a sua utilização.

“Quem não pedalar o número de quilómetros determinados pelo projeto não tem direito a usufruir da bicicleta. A Bira não é para enfeitar”, avisou Rui Teixeira na sessão de entrega das Biras, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

O vereador do Planeamento e Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico, Mobilidade e Coesão Territorial, Luís Nobre felicitou a iniciativa do IPVC e disse estar convencido que o projeto “vai ser sucesso até porque a cidade tem-se preparado para modos suaves de mobilidade”.

“Viana vai ficar ainda muito mais simpática se, em substituição dos carros, passarmos a ter muitas ‘bikes’”, disse Luís Nobre.

O ex-ciclista Rui Sousa apadrinhou o lançamento do projeto e incentivou os alunos a “pedalarem” e deu o exemplo ao participar num passeio pela cidade para apresentação da “BIRA-IPVC”.

A bicicleta quer “pôr a comunidade a comunidade escolar a pedalar, trocar o automóvel por este meio de transporte, “contribuindo para a melhoria da condição física, promoção do bem-estar e da saúde do ambiente”.

A “Bira IPVC” vai circular pelas seis escolas do IPVC situadas em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço. O Politécnico de Viana do Castelo é a instituição de ensino superior que vai “pedalar” a maior área geográfica através deste projeto.

Os pneus, de tonalidade verde, representam as questões ambientais e ecológicas, que estão na base do projeto.

Juntamente com a “Bira” os utilizadores vão ainda receberam um capacete, um cadeado, uma minibomba, um Kit de ferramentas e um Kit de remendos.

As 200 bicicletas agora disponibilizadas foram entregues mediante candidatura. As bicicletas podem ser entregues por um ou dois semestres mediante os requisitos definidos em regulamento. Terão prioridade todos os candidatos que se propuserem efetuar o maior número de quilómetros e reduzir assim o uso de outros transportes, contribuindo para um melhor ambiente.

Os utilizadores têm como obrigatoriedade fazer a contagem mensal dos quilómetros percorridos assim como garantir a manutenção da bicicleta.

O único pagamento que os utilizadores têm que assegurar é o do seguro de responsabilidade social, acidentes pessoais e de furto ou roubo da bicicleta no valor de 7 euros para as elétricas e 5 euros para as convencionais.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade