Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Bispo de Viana pede a finalistas do IPVC para “continuarem sempre insatisfeitos com o mundo”

Rádio Alto Minho

21 Maio 2018, 18:35

Acessibilidade

Publicidade

O bispo de Viana do Castelo pediu aos finalistas dos diferentes cursos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para “continuarem insatisfeitos com o mundo em que vivem”.  O apelo de Anacleto Oliveira foi lançado através da escadaria da igreja de Nossa Senhora da Agonia, durante a Missa dos Finalistas realizada no último domingo, integrada na XXX Semana Académica do IPVC.



Na sua homilia, Anacleto Oliveira começou por chamar para junto de si dois alunos, pedindo-lhes, de seguida, que abrissem as suas pastas. Depois, partindo do simbolismo da pasta na vida académica, disse aos estudantes que, em cada pasta, é possível encontrar, essencialmente, duas coisas: «satisfação e insatisfação».

E explicou: «As vossas pastas estão cheias de satisfação. A própria palavra “satisfação” significa estar “repleto de algo feito pela própria pessoa”. Este é, certamente, o sentimento que vos habita nesta hora em que vos sentis felizes porque alcançastes aquilo que era o vosso anseio».



O bispo adiantou que «a outra parte da pasta está, certamente, cheia de “insatisfação”: «A satisfação que hoje sentis por verdes alcançado um importante objectivo das vossas vidas projectar-se-à no futuro que ainda está por fazer. Isto significa que deveis manter sempre a insatisfação, que é o segredo do vosso futuro. Continuai sempre insatisfeitos com o mundo em que viveis. Senti-vos insatisfeitos com aquilo que ides encontrar na sociedade e no mundo do trabalho, procurando sempre fazer mais e melhor. Só assim podereis marcar positivamente o mundo de hoje. O pior que vos poderia acontecer seria deixar-vos satisfazer pelos vícios que minam a nossa sociedade». E sintetizou: «As vossas pastas estão, por isso, cheias de satisfação insatisfeita».



Anacleto acrescentou: «Há ainda um outro elemento, um terceiro elemento: as vossas pastas estão cheias de ar, de vento, de espírito, a primeira fonte da nossa existência. E este ar ou espírito não é anónimo. Encontramos várias mensagens nas fitas que enchem de cor as vossas pastas: mensagens de pessoas concretas significando que aí – nessas pastas – está também aquilo e, sobretudo, aqueles e aquelas que são o ar das vossas vidas, que são indispensáveis à vossa existência».

O Bispo Diocesano terminou a sua homilia, desejando os maiores sucessos a todos os estudantes.

A Semana Académica termina na próxima quinta-feira, depois de várias noites de concertos e do Cortejo Académico que, na próxima quarta-feira.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade