EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre Linha de Alta Tensão no Alto Minho

Rádio Alto Minho

10 Julho 2020, 16:48

Acessibilidade

Publicidade

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo (Ministério do Ambiente e Ação Climática), sobre a construção da linha dupla de alta e muita alta tensão entre Ponte de Lima e Fonte Fria de 400ka. Em causa estarão impactos negativos causados pela linha elétrica na saúde das populações, na paisagem e no território.

Os deputados do Bloco de Esquerda, Maria Manuel Rola e Jorge Costa, questionaram o Ministério do Ambiente e Ação Climática, sobre a implantação da nova dupla linha de 51 km, totalizando 6.029 hectares, que passa por 6 concelhos, Vila Verde (Braga), Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Monção e Melgaço, totalizando 55 freguesias.

O projeto da linha dupla de alta e muito alta tensão Ponte de Lima – Fonte Fria, troço português, a (400KV), cerca do dobro da tensão habitual nas linhas de alta tensão em Portugal, da responsabilidade da Rede Elétrica Nacional (REN), visa reforçar a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (RNT) entre o Minho e a Galiza.

Em comunicado enviado à Radio Alto Minho, o Bloco de Esquerda explica, que a realização deste projeto “traçado desta linha dupla de alta e muito alta tensão incide em áreas de valor incalculável e extremamente sensível, como o Parque Nacional Peneda-Gerês, áreas da Rede Natura 2000, Sítios de Importância Comunitária e monumentos nacionais de paisagem cultural”.

A “Resolução da Assembleia da República n.º 216/2018, de 31 de julho, recomenda ao Governo a suspensão da construção de linhas de muito alta tensão nos concelhos de Barcelos e Ponte de Lima enquanto não forem conhecidos os impactes destas infraestruturas na saúde das populações”. A Assembleia aconselha ainda “que seja realizado um estudo que avalie a possibilidade da colocação subterrânea dos cabos da linha elétrica”.

A Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez aprovou, recentemente, por unanimidade três moções de rejeição ao projeto de linha de alta e muito alta tensão. Este projeto tem causado a indignação de autarcas e da população no Alto Minho e na Galiza.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - RETOMA RAM
Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções

Publicidade

Rádio Alto Minho - 100% ProAuto
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)

Siga-nos

Comentários

Publicidade