Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

C/Vídeo:Vianense Raquel Gaião ganha concurso internacional da ONU e torna-se Embaixadora da Juventude para as Alterações Climáticas

Rádio Alto Minho

17 Setembro 2019, 16:20

Acessibilidade

Publicidade

Raquel Gaião Silva, bióloga de 24 anos natural de Viana do Castelo, venceu o concurso “The Global Youth Video Competition” (Concurso Global de Vídeos da Juventude), organizado no âmbito da Cimeira do Clima da ONU. O vídeo da jovem investigadora foi selecionado entre 400 candidatos de todo o mundo e obteve já mais de 60 mil visualizações do público. O trabalhoserá exibido na Cimeira do Clima, que se realiza no próximo dia 23 de Setembro em Nova Iorque e na Conferência das Partes (COP25) em Dezembro, no Chile.

“Sinto-me muito orgulhosa pelo projeto que temos em Portugal, da Ocean Alive. Orgulhosa porque os portugueses ajudaram a partilhar e a divulgar o trabalho da Ocean Alive. Não estava à espera de ver tanta gente a partilhar o vídeo e termos mais visualizações, sendo um país pequenino, a competir com países como a Índia ou o México. É um sentimento de orgulho nos portugueses e no nosso exemplo”, disse Raquel Gaião em declarações à Rádio Alto Minho.

Em comunicado, a Ocean Alive explicou que ao vencer o concurso, Raquel Gaião, conquistou o estatuto de Embaixadora da Juventude para as Alterações Climáticas e terá a oportunidade de ser Reporter da Juventude na COP25 onde irá apresentar o projeto que inspirou o vídeo.

“É uma responsabilidade. Vou tentar dar o meu melhor para desempenhar bem esse papel. Sempre que puder vou falar sobre a importância de mitigarmos as alterações climáticas e caminharmos todos juntos nesse sentido”, afirmou.

Raquel Gaião Silva escolheu documentar o trabalho da Ocean Alive como um exemplo da categoria do concurso da ONU “Cidades e acção local no combate às alterações climáticas”.

“Tudo que faço é com muita paixão. Tento dar o meu melhor o que não significa que haja outras pessoas a fazerem um trabalho fantástico. Eu arrisco e concorro, nunca a pensar que vou ganhar para me desafiar a mim própria”, observou.

O trabalho da Ocean Alive “representa uma solução local ao proteger as pradarias marinhas envolvendo a comunidade para o problema global que são as alterações climáticas. As pradarias marinhas, desconhecidas do grande público, são constituídas por plantas aquáticas que formam uma floresta marinha que sequestram carbono a uma taxa 30 vezes superior ao das florestas terrestres”.

São “estas pradarias que tornam o estuário do Sado único em Portugal, pois como florestas que são, oferecem alimento, abrigo e local de reprodução para muitos organismos marinhos, como os cavalos-marinhos, raias e para as presas dos golfinhos que residem neste estuário. Se estas pradarias marinhas forem destruídas, o carbono por elas armazenado será libertado e uma grande biodiversidade marinha será perdida”.

A Ocean Alive “chama a atenção para o risco iminente de degradação das pradarias do estuário do Sado como consequência das extensas dragagens previstas, como parte da obra de melhoria dos acessos ao porto de Setúbal”.

“Não valerá a pena sermos um exemplo distinguido se as pradarias marinhas do estuário do Sado desaparecem. Por isso, somos uma das organizações promotoras da manifestação contra as dragagens marcada para o dia 28 de setembro, em Setúbal. Consideramos determinante a tomada de consciência por parte do governo português para a necessidade de mudar o paradigma da criação de riqueza e empregos mantendo os benefícios do estuário do Sado como um sistema natural que suporta a nossa qualidade de vida e um futuro sustentável, alinhados com os compromissos assumidos pelo nosso país na ONU”, sublinha a associação na nota enviada à imprensa.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade