EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Câmara de Ponte de Lima quer suspensão imediata de toda a faturação e a melhoria do serviço de atendimento ao público da Águas do Alto Minho

Rádio Alto Minho

21 Abril 2020, 16:43

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Ponte de Lima informou hoje ter recomendado à Águas do Alto Minho (AdAM) a suspensão imediata da faturação e a melhoria do atendimento, face à "insatisfação" manifestada pelos consumidores nos quatro meses de funcionamento da empresa.

Em comunicado hoje enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo disse que a recomendação feita à empresa de gestão das redes de água em baixa e de saneamento resultou de uma proposta aprovada na segunda-feira, por unanimidade, pelo executivo municipal.

O documento, enviado ao ministro do Ambiente e da Transição Energética, aos acionistas e à Comissão de Parceria das Águas do Alto Minho, “recomenda a suspensão imediata de toda a faturação até serem corrigidos todos os erros e anomalias ocorridas de forma sistemática, bem como, a entrada em funcionamento efetivo e eficaz de um atendimento telefónico que dê uma resposta cabal às solicitações da população, num momento em que não se pode recorrer ao atendimento presencial”.

O executivo municipal de Ponte de Lima destaca que “um dos pressupostos fundamentais” que levou à constituição da AdAm foi “a garantia da qualidade do serviço prestado à população”.

“Foi percorrido o caminho necessário para que a sua entrada em funcionamento pudesse ocorrer sem grandes percalços, dando-se o tempo suficiente e a colaboração necessária e adequada para se alcançar essa maturidade. Acontece, no entanto, que quatro meses após a entrada em funcionamento da AdAM, existe uma série de insatisfações que lamentamos, e para as quais solicitamos uma intervenção urgente”, destaca.

Na nota, a autarquia presidida por Victor Mendes aponta que “as anomalias detetadas ao nível da faturação têm sido demasiado frequentes, para aquilo que seria neste momento admissível, atingindo um número significativo de consumidores e gerando um conjunto de incoerências que causam, por si só, indignação e insatisfação por parte dos mesmos relativamente ao serviço prestado”.

“Com o intuito de não continuar a gerar problemas a este nível, que incontornavelmente se irão acumular e obrigarão a um desperdício de energias e tempo na sua futura resolução, quer por parte dos munícipes quer por parte da própria AdAM, propomos que seja suspensa de imediato toda a faturação até esses erros serem cabalmente corrigidos, o mais urgentemente possível, devendo essa situação ser comunicada à população”, sublinha a Câmara de Ponte de Lima.

O município avisa que “a não tomada de uma posição firme relativamente a esta questão, pode trazer danos irreversíveis ao nível da confiança que os cidadãos depositam na nova empresa”.

“A baixa capacidade de resposta, ou mesmo a ausência de atendimento, através das várias linhas de contacto telefónico da AdAM que deveriam neste momento ser reforçadas, na medida em que será o meio de contacto privilegiado pelos munícipes na ausência do atendimento presencial, por força das atuais circunstâncias relacionadas com o covid-19, constitui um problema sério”, refere ainda a autarquia.

A Câmara de Ponte de Lima “lamenta” não ter sido “acionada uma solução atempada e eficaz” ao atendimento ?online’, considerando que, “neste momento há quase uma ausência de resposta às reclamações, solicitações para a celebração de contratos, comunicação de avarias, entre outras, a uma fatia considerável da população do Alto Minho, que torna toda a situação ainda mais grave e perturbadora”.

“Recomendamos que o mais brevemente possível seja encontrada uma forma de ultrapassar este problema e promover a comunicação eficaz e eficiente dos munícipes e das empresas com a AdAM, em prol da qualidade do serviço público que se pretende garantir”, remata a autarquia.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade