EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Câmara de Viana aprova candidatura de 220 mil para incentivar utilização dos transportes públicos

Andrea Cruz

14 Março 2019, 20:43

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, hoje, por unanimidade, em reunião ordinária, uma candidatura ao Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), que prevê um investimento de cerca de 220 mil euros para incentivar a utilização de transportes públicos.

No final da reunião, questionado pelos jornalistas, o vereador com o pelouro da Mobilidade, Luís Nobre explicou que aquele montante resulta de uma candidatura formalizada no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho ao PART 2019.

Luís Nobre adiantou tratar-se de “um programa nacional, financiado pelo Fundo Ambiental, que pretende criar mecanismos de incentivo à utilização dos transportes coletivos, menos poluentes, em detrimento da viatura particular”.

“É um desígnio nacional ao qual iremos dar o nosso contributo”, sublinhou.

Segundo o vereador da mobilidade, as medidas que irão ser implementadas, em 2019, ao abrigo deste programa passam pelo alargamento da gratuitidade aos alunos do ensino secundário, a redução em 50% do custo do bilhete ou passe aos utentes que utilizam os miniautocarros que circulam no centro da cidade, a mesma medida para quem se desloca para zonas industriais do Neiva, Praia Norte e Meadela.

De acordo com a página oficial do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)na Internet o PART “tem por objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social”.

Este programa “visa atrair passageiros para o transporte público, apoiando as autoridades de transporte com uma verba anual, que lhes permita operar um criterioso ajustamento tarifário e da oferta”.

Todas as Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas podem candidatar-se a este apoio até ao dia 15 de março.

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - OVNITUR
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - QUEEN (individual)

Siga-nos

Comentários

Publicidade