Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Câmara de Viana do Castelo atribui Declaração de Utilidade Pública ao Sport Clube Vianense

Rádio Alto Minho

06 Dezembro 2019, 16:37

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, hoje, por unanimidade a atribuição da Declaração de Utilidade Pública ao Sport Clube Vianense.

A decisão foi tomada em reunião extraordinária do executivo municipal.

No final, em declarações aos jornalistas o presidente da Câmara, José Maria Costa explicou que a Declaração de Utilidade Pública “é muito importante para o Sport Clube Vianense porque lhe dá direito a um conjunto de isenções e benefícios fiscais”.

“Além disso é o reconhecimento de um clube relevante não só pela sua história, como pelo trabalho que faz na área da formação e da promoção do desporto junto das camadas mais jovens”, sustentou o socialista José Maria Costa.

Na proposta hoje aprovada pelo executivo municipal, apresentada pelo vereador do Desporto, Vítor Lemos, é destacada a história do clube, fundado a 13 de março de 1898, como a criação das modalidades de náutica, velocipedia, esgrima, ginástica e tiro.

“Em 1923, o Sport Clube Vianense inicia a prática do futebol, e simultaneamente é criada a Associação de Futebol do Distrito de Viana do Castelo, cuja Sede, por deferência do SCV é nas suas instalações”, lê-se na proposta hoje aprovada.

“O Sport Clube Vianense tem muita história, de mãos dadas com a própria historia da cidade, com inúmeros eventos de enorme relevância social, cultural e desportiva, e caraterizado por um ecletismo que permitiu e continua a permitir que milhares de crianças, jovens e adultos praticassem desporto no Sport Clube Vianense, em modalidades tão variadas como o futebol, hóquei em patins, voleibol, basquetebol, judo, karaté, kung fu, ténis de mesa, danças de salão, bilhar, atletismo, ciclismo, vela, remo, natação, pesca desportiva, esgrima, ginástica, tiro, ténis, futsal, polo aquático, futebol de praia entre outras”, acrescenta o documento.

A proposta de declaração de utilidade pública sublinha ainda a academia do Sport Clube Vianense como “uma escola de futebol para jovens que disponibiliza todos os escalões de formação”.

“Atualmente e face ao intenso trabalho realizado, o clube conta hoje com 480 atletas federados, nas modalidades de Futebol, Judo e Dança, nos diferentes escalões etários, enquadrados por Técnicos credenciados e Dirigentes dedicados, sendo. O Sport Clube Vianense, revela disponibilidade para colaborar com as mais diversas coletividades, e instituições na dinamização e promoção de hábitos de vida saudáveis, bem como numa política de integração social”, sustenta o documento que destaca adianta o título de Instituição de Mérito atribuído ao clube em 1998.

“Em 1998 o Sport Clube Vianense foi galardoado com a “Medalha de Bons Serviços Desportivos e de Honra ao Mérito da República Portuguesa” – Despacho 6485/98 – II Série do Diário da República n° 93/1998 de 21 de abril. Em 15 de Junho de 1973 a Câmara Municipal atribuiu a “Medalha de Ouro da Cidade” e a “Medalha de Mérito Desportivo”. Por todo este trabalho que de forma dinâmica, dirigida e implicada tem desenvolvido em prol do desporto e do concelho o Sport Clube Vianense tem garantido o apoio e a gratidão da comunidade Vianense e do desporto”, reforça o documento.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade