EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Regional

Câmara de Viana financia pós-graduação do IPVC para capacitar professores da rede escolar de ciência

Andrea Cruz

08 Novembro 2018, 17:31

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje que vai financiar, na totalidade, uma pós-graduação a professores dos agrupamentos de escolas do concelho que pretende responder aos "desafios" criados pela Rede Escolar de Ciência, criada em janeiro passado nos agrupamentos de Santa Maria Maior, Monte da Ola, Monserrate, Pintor José de Brito, Arga e Lima, Barroselas e Abelheira.

Em comunicado, a autarquia da capital do Alto Minho explicou que aquela pós-graduação em Educação, Ciência e Património Local, a ministrar pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) visa “facilitar a criação e capacitação de Equipas Promotoras da Diferenciação e Flexibilidade Curricular de Agrupamento”.

A primeira Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica do país, instalada nas sedes de sete agrupamentos de Viana do Castelo, entrou em funcionamento em janeiro, envolvendo três mil alunos e 30 investigadores.

O protocolo que vai oficializar este “projeto piloto a nível nacional” vai ser assinado na sexta-feira, pelas 16:00, entre a Câmara de Viana do Castelo, o IPVC e os agrupamentos de escolas de Viana do Castelo.

O acordo será firmado durante a cerimónia comemorativa dos 38 da Escola Superior de Educação, um dos seis estabelecimentos de ensino superior que integram aquele politécnico.

Em causa está a formação de “equipas nos sete agrupamentos de escolas que constituirão uma estrutura pedagógica mobilizadora, com conhecimento focado e aprofundado sobre o património local (biológico, geológico e histórico-cultural) e a sua valorização enquanto recurso, através de projetos interdisciplinares nos conselhos de turma”.

As equipas “irão dar resposta, nomeadamente, aos desafios criados pela Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, que constitui um conjunto de laboratórios instalados nas sete escolas sede de agrupamento, funcionando como elemento essencial à promoção da experimentação em ciência, com enfoque no património local”.

Segundo o município, a “constituição desta rede pretende suportar a implementação da diferenciação e flexibilidade curricular, dinamizando o uso da metodologia de projeto, de matriz interdisciplinar”.

A rede escolar, um investimento de 150 mil euros promovido pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo e desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo Escolar.

Em causa estão laboratórios de processamento de amostras em sedimentologia, de sondagem mecânica e geofísica, de comunicação de ciência, de processamento de amostras em petrologia, de microscopia e petrografia, de fotogrametria e da memória.

Aquelas unidades de investigação descentralizada do Geoparque vão permitir “aos alunos do primeiro ciclo ao ensino secundário trabalharem com cientistas de várias zonas do país, consolidando a necessária aproximação das escolas à ciência, aos seus equipamentos, aos cientistas e aos problemas e metodologias em ciência”.

A Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica “pretende apoiar o desenvolvimento e a implementação da metodologia de trabalho de projeto como a opção de fundo e o foco central do desenvolvimento curricular nas escolas de Viana do Castelo”.

Estimular o conhecimento científico através da descoberta do meio local, promover o gosto e a prática da ciência em contexto fora da sala de aula, incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e docentes do concelho e investigadores e desenvolver a interdisciplinaridade, são outras das apostas daquela rede.

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho (UM) e o IPVC, são alguns dos parceiros da rede.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - QUEEN (individual)
Rádio Alto Minho - Eugenia Lopes (individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Valentim
Rádio Alto Minho - Eletro Borlido
Rádio Alto Minho - Cerqueira’s
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual

Siga-nos

Comentários

Publicidade