Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Câmara Municipal de Arcos de Valdevez inicia intervenção arqueológica no acampamento militar romano do Alto da Pedrada

Rádio Alto Minho

03 Agosto 2020, 10:45

Acessibilidade

Publicidade

Os trabalhos arqueológicos no Alto da Pedrada começam esta segunda-feira, dia 3 de Agosto e prolongam-se até ao final da semana. É um recinto fortificado, em bom estado de conservação, localizado em Arcos de Valdevez, na Serra do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O objetivo científico passa por validar as hipóteses formuladas pelo coletivo de investigação romanarmy.eu, o que a confirmar-se será o primeiro acampamento militar romano, de carácter temporário, localizado no Norte de Portugal e perto da fronteira galega.

Em comunicado enviado à imprensa, o Município de Arcos de Valdevez informa que “o recinto do Alto da Pedrada está localizado a uma altitude de 1416 metros, o ponto mais alto de todo o distrito. A condição especial de isolamento, longe das estradas e dos núcleos de povoamento da zona, facilitou a preservação de grande parte do recinto fortificado e até de três das características portas de entrada originais. O seu paralelo mais próximo no Noroeste Peninsular é o acampamento Romano de Penedo dos Lobos, em Manzaneda (Ourense), investigado pela mesma equipa no Verão de 2018.”

Na mesma nota, a Câmara Municipal explica que a intervenção é financiada integralmente pelo Município, “envolvendo administrativamente outras entidades locais como as Juntas de Freguesia e Baldios de Soajo, Cabreiro e Gondoriz, bem como o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Os trabalhos arqueológicos integram-se no projeto Finisterrae, financiado pela Comissão Europeia através de uma bolsa individual Marie Skłodowska-Curie, liderada por João Fonte (Universidade de Exeter).”

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade