Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Caminha: Tiago Bettencourt, Dino D’Santiago, Bárbara Bandeira, David Fonseca e muitos outros animam verão “ambicioso” no concelho de Caminha

Rádio Alto Minho

07 Julho 2021, 15:37

Acessibilidade

Publicidade

“A Cultura bate forte no nosso coração”, afirmou hoje Miguel Alves, na apresentação do Programa Cultural Verão 2021

O Município de Caminha preparou um programa cultural de verão ambicioso, que acontecerá de acordo com as normas sanitárias e com a devida autorização das autoridades de saúde. A música é o fio condutor de muitos momentos de grande qualidade, em que se celebrarão os 50 anos do Festival de Vilar de Mouros, se prestará tributo aos Caminhos de Santiago e se dará nova vida a velhas rubricas, como é o caso de “discos perdidos”.

Trata-se de um programa arrojado, com algumas novidades, adaptado às imposições da DGS, que pretende mostrar que o Concelho de Caminha continua a ser um Destino de Confiança. Noites da Vila, Discos Perdidos, Caminha Rumo ao Eclipse, Noites ao Piano são algumas das novidades deste verão.

O programa Cultural arranca já amanhã, dia 8 de julho, dia em que se celebra o 97º aniversário de Vila Praia de Âncora com as Noites da Vila ao som de Neev, compositor, multi-instrumentista, interprete e escritor, um dos mais internacionais artistas portugueses, que com apenas um álbum de estúdio editado conquistou a atenção mundial. As Noites da Vila continuam até 11 de julho, com quatro atuações únicas, a terem lugar no Dólmen da Barrosa, um local megalítico e património inestimável nacional. Dia 8 sobe ao palco Neev, dia 9 Linda Martini, dia 10 Capitão Fausto e dia 11 Samuel Úria. Os concertos terão lugar pelas 22H00.

O Programa Cultural Verão 2021 é composto por 10 projetos culturais que pretendem mostrar que o concelho de Caminha continua a ser um destino de confiança. Além das “Noites da Vila” destaca-se ainda o Cinema, com programação do Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, com sessões todos os fins de semana de julho e agosto; e a programação da Locus Cinemae a decorrer em Caminha, com um cartaz clubista, dirigida aos amantes de cinema.

No âmbito da leitura, o projeto “Biblioteca 4L“, cuja operacionalização consiste num veículo cheio de livros que este ano vai continuar a levar até às praias e outros locais do concelho, a possibilidade de requisitar livros e consultar jornais.

Do programa deste ano, note-se ainda as “4 Quartas de Jazz” (28 de julho, 4 de agosto, 11 de agosto e 18 de agosto)  que vai levar a Moledo, Caminha e Vila Praia de Âncora quatro concertos de música jazz, proporcionados pelos músicos de Caminha. Ainda nos meses de Julho e Agosto, os músicos locais vão ainda proporcionar musica aos utentes dos lares co concelho no âmbito do programa “Lar Sustenido“. Dia 31 de julho e sob o mote “31 de julho …a seguir entra agosto”, Quim Barreiros será o “convidado” da noite no Forte da Lagarteira em Vila Praia de Âncora. Discos Perdidos é uma das novidades deste verão, com o Grupo Top 5 que vai levar as músicas do século XX ao Largo de São Bento em Seixas (19 de agosto); ao Parque Dr. Ramos pereira, em Vila Praia de Âncora (20 de agosto) e a Dem, frente ao Centro Cultural (26 de agosto).

Caminho Rumo ao Eclipse – No caminho de Santiago com Tiago Bettencourt é um projeto composto por 6 concertos, que decorrerão de 20 a 25 de julho, em alguns dos locais emblemáticos por onde passa o Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa (Forte do Cão, Âncora; Forte da Lagarteira, Vila Praia de Âncora; Santo Isidoro, Moledo; Pedras Ruivas, Seixas; Ferry Boat, Caminha e Cruzeiro da Independência, Lanhelas).

De regresso este ano está ainda o programa Vilas People com a realização de 6 concertos que vão contar com Vitorino (17 de julho, nas Muralhas de Caminha), Dino D’Santiago (7 de agosto no Parque 25 de Abril em Caminha), Bárbara Bandeira (14 de Agosto no Forte da Lagarteira em Vila Praia de Âncora), Tiago Nacarato (21 de Agosto no Largo Calouste Gulbenkian em Caminha), Paulo Baixinho (27 de Agosto na Praça da República, em Vila Praia de Âncora) e Cláudia Pascoal (4 de Setembro no Forte da Lagarteira em Vila Praia de Âncora).

Com  a não realização do festival de Vilar de Mouros devido ao momento pandémico que vivemos, o município de Caminha decidiu ainda assim assinalar os 50 anos com um concerto que contará com David Fonseca, Banda do Filme “Variações”, Rui Pregal da Cunha e Bunny Kills Bunny,

Para além destes projetos o programa cultural do concelho de Caminha vai contar ainda com as “Noites ao piano com maestro António Victorino d’Almeida”. A Feira Medieval vai ser lembrada no dia 24 de julho, Dia do Foral de Caminha, com a iniciativa Caminha Medieval que inclui a conferência “O Caminho Português da Costa – Rotas, protagonistas e evidências no concelho de Caminha” e o concerto de Música Medieval “Sons da Suévia”. A Arte na Leira regressa à Serra d’Arga de 17 de julho a 22 de agosto.

Um dos eventos mais aguardados do verão, o Artbeerfest vai animar Caminha de 12 a 15 de agosto. A previsão é para a montagem de uma esplanada gigante no Parque 25 de Abril, com muita música e onde, às mesas, poderá ser apreciada a cerveja artesanal. No dia 17 de agosto, vai decorrer a homenagem a António Pedro, com a inauguração da escultura de Pedro Figueiredo no auditório António Pedro em Moledo. De 20 a 22 de agosto, vai decorrer a II Feira do Livro Luso-Galaica da Ribeiro Minho, em Caminha e A Guarda. Os percursos temáticos são outra das possibilidades deste verão. “As Ruas, as casas, a história e o património da vila de Caminha”, “Experiências e tradições – riqueza de usos, costumes, saberes e sabores”; “Encantos e recantos do concelho – tesouros escondidos”; passeios de jipe e passeios a cavalo são as ofertas disponíveis. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

Para quem gosta de arte, há várias exposições disponíveis: “Tempo depois do tempo” do fotojornalista Alfredo Cunha (Museu Municipal de Caminha) e, de agosto a novembro, a Torre do relógio em Caminha terá patente “Fronteiras de água”, exposição comemorativa do 500º aniversário da viagem circum-navegação de Fernão Magalhães. Para além destas duas exposições, pela Galeria de Arte Caminhense vão passar Carlos da Torre, Abalde, Martine, Puskas, Lucie Esteves, Mário Madeira, Mário Garrido, Victor F. Alves, Cachi, Rosário Pedro, José Luís Pais, Cabral Pinto e Fernanda Araújo.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade