Estamos a melhorar a sua experiência no nosso site.
Novidades brevemente!

Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Desentupimentos e Limpeza de Fosas, Assistência a Caldeiras, Detecção de Fugas de ÁguaDesentupiemntos Industriais e DomésticosAssistência Cladeiras e Esquentadores
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

Caramuru já foi retirado da Praça da República mas ainda não foi recolocado na Praia Norte

de Andrea Cruz (RAM)

atualizada às 9:21,Qua, Maio, 2018

PUBLICIDADE

A estátua de homenagem ao navegador Caramuru foi hoje retirada da Praça da República, em pleno centro de Viana do Castelo. A remoção da estátua começou cerca das 07:00.



 

A obra de arte da autoria de José Rodrigues foi levada para um armazém da Câmara Municipal onde vai ficar a aguardar a conclusão da construção de um espelho de água, na Praia Norte, a nova localização do escultura.



Na Praça da República estão a decorrer os trabalhos de remoção do espelho de água que havia sido construído para o monumento, intervenção que segundo a Câmara de Viana do Castelo pretende devolver aquele espaço “a traça original do arquiteto Viana de Lima”.

Em causa está a estátua de Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo e historicamente apelidado de “destemido navegador”, que naufragou no Brasil em 1508 e passou a vida entre os indígenas da costa brasileira, em especial na Bahia, facilitando o contacto dos primeiros europeus com os povos nativos.

O monumento foi inaugurado na Praça da República, ponto central da cidade, em dezembro de 2008, pelo ex-autarca Defensor Moura, antecessor do atual presidente da Câmara, José Maria Costa, na altura vereador da maioria socialista.

Com cinco metros de altura e três de largura, o navegador e a sua companheira indígena, Paraguaçu, surgem em trajes reduzidos, perante as críticas de moradores, há já vários anos, face à dimensão e ao enquadramento arquitetónico.

A instalação do monumento aconteceu no âmbito das comemorações dos 750 anos do foral de Viana do Castelo.

A obra, em bronze fundido, foi colocada em frente ao museu do Traje, na passagem de ano de 2008″.

A remoção da estátua de homenagem ao navegador da principal praça da cidade é reclamada há anos, pela população e pelos partidos da oposição na autarquia.

Fotos: Ricardo Sousa/DR- RAM

RAM -
RAM -
RAM -
RAM -

PUBLICIDADE

Blisq Creative