Casa Melo Alvim lança livro sobre os 500 anos do imóvel mais antigo de Viana do Castelo
16 Dezembro 2019, 13:10
“A Casa dos Melo Alvim 500 anos de história de uma casa”, é o nome da obra lançada no último sábado, sobre a história dos 500 anos de existência do mais antigo imóvel da cidade fora de muralhas".
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na sessão de apresentação do livro que contou com a presença de Eduardo Marçal Grilo, dos proprietários e de muitos convidados.
Segundo José Maria Costa, a publicação é “determinante para se conhecer de forma mais minuciosa a nossa cidade e a nossa memória”.
“Agradeço igualmente à família Laranjeira, atual proprietária da Casa dos Melo Alvim, por, em boa hora, ter adaptado o edifício a unidade hoteleira, colocando assim esta infraestrutura de excelência ao serviço do turismo da nossa cidade e do nosso país”, acrescentou.
Apesar de, por fora, a Casa apresentar um aspeto unitário, corresponde a um complexo arquitetónico que é composto por peças de vários estilos e de várias épocas, sem perder os traços próprios que tão bem a caraterizam.
A obra apresentada no sábado conta a história de um solar de excelência, e revela também a história das famílias que por ele passaram.
Em abril , a Câmara Municipal de Viana do Castelo classificou esta unidade como “Imóvel de Interesse Municipal”, num reconhecimento justo do valor que esta representa e da importância que tem para a cidade.




















