Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Cerca de 100 alunos do Colégio do Minho apresentam criações inspiradas na louça regional de Viana

Rádio Alto Minho

13 Maio 2019, 13:39

Acessibilidade

Publicidade

Cerca de 100 alunos do 2º ciclo do Ensino Básico do Colégio do Minho vão apresentar, no dia 18, pelas 22:00, no Museu de Artes decorativas as suas criações inspiradas na louça regional de Viana do Castelo.

Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do projeto escolar criado por Isabel Lima, professora de Educação Visual e Educação Tecnológica.

Segundo a autora do projeto o projeto pretende celebrar o Dia Internacional dos Museus em Viana do Castelo, “fomentando o papel destes espaços como herança cultural e como parte integrante das comunidades”.

Isabel Lima explicou que “as peças de louça regional de Viana com motivos religiosos, florais, brasões de famílias antigas de Viana e reproduções dos séculos XVII e XVIII, serão apresentadas numa narrativa artística contemporânea, no dia 18, pelas 22:00, no Museu de Artes Decorativas.

A professora “levou os alunos a explorarem a história artística da louça pintada à mão da cerâmica regional de Viana e investiu na construção da identidade deste património, através da criação e da intervenção comunitária”.

O projeto conta com a parceria com do pelouro da Educação e Qualificação, Cultura e Património, Turismo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, município que é membro da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas.

Esta “associação tem como objetivos a defesa, valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre associados, nomeadamente a nível da conservação do património”.

Visa ainda, “a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea, o incentivo de relação de cooperação e intercâmbios entre os municípios associados a nível nacional ou na rede europeia”.

Viana do Castelo foi um dos mais importantes centros cerâmicos do país. As louças tiveram grande notoriedade, pela qualidade e valor artístico.

No ano 1999 a Fábrica de Louça Regional de Viana foi distinguida como Instituição de Mérito da cidade de Viana do Castelo, pela “nobreza do seu passado e por constituir um valioso património cultural do município”.

A Louça Regional de Viana, iniciou o fabrico em 1774, numa fábrica situada no Lugar de Cais Novo, na freguesia de Darque, que encerrou em 1855.

Em 1947 fundou-se a Empresa Cerâmica Regional Vianense, Lda, na freguesia da Meadela. Parou a produção em 2006.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade