EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Cultura

Cerca de 200 dançarinos de seis países no XXII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho

Andrea Cruz

12 Junho 2018, 22:57

Acessibilidade

Publicidade

Cerca de 200 dançarinos de seis países vão participar, entre 16 e 22 de julho, na  XXII edição do Festival de Folclore Internacional do Alto Minho. O evento, hoje apresentado pela vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro , vai reunir na capital do Alto Minho grupos da Guiné Bissau, Bolívia, Colômbia, Polónia, Peru e Itália e de sete grupos folclóricos do concelho.


 


“É um evento icónico da programação de verão de Viana do Castelo. Desde o ano passado que acontece em julho, por ser uma altura em que grande parte dos grupos anda em digressão e é mais fácil encontrar bons grupos para atuar em Viana do Castelo”, afirmou a vereadora da Cultura durante a conferência de imprensa de apresentação do evento realizada na sala Couto Viana, da biblioteca municipal.

“Ao longo dos anos este festival tem sempre grande sucesso e é grande a adesão e acolhimento do público de Viana e não só”, destacou Maria José Guerreiro.

A vereadora da Cultura realçou ainda que o cartaz da XXII edição do Festival de Folclore Internacional do Alto Minho foi concebido por elemento do grupo folclórico de Viana do Castelo, que é ‘designer’ de profissão.



A presidente da comissão organizadora do festival, Maria José Xavier adiantou que este ano o festival tem um programa “muito apelativo”. Já Miguel Cruz, da comissão executiva adiantou que este ano os elementos dos grupos folclóricos vão ficar alojados em escolas situadas, sobretudo, no centro histórico de Viana do Castelo para permitir um “contacto” mais fácil com os vianenses e a própria cidade.

O evento, que tem  a Praça da República como palco principal, vai acontecer ao longo de uma semana e vai contar com diversas galas em locais variados, desfiles e atuações pelas ruas da cidade.

A 17 de julho, às 15h00, os grupos participantes vão atuar e desfilar pelas ruas da cidade, sendo que a receção oficial está marcada para a Porta Mexia Galvão.

No dia 18 de julho, os grupos vão atuar em instituições de solidariedade social vianense e, à noite, pelas 22h00, a gala de abertura reúne todos os grupos na Praça da República. A 19 de julho a Gala da União acontece na praça rainha da cidade, pelas 22h00, com os grupos da Guiné, Polónia e Bolívia, para além de grupos vianenses.

A 20 de julho, sexta-feira, a Gala da Família terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 15h00, e nessa noite, às 22h00, a Gala Santoinho acontece na Fundação Santoinho, na freguesia de Darque, reunindo todos os grupos participantes no festival internacional.

A 21 de julho será promovida a Viana Sensorial, uma experiência para estimular os cinco sentidos numa mesma cidade, com exibições de dança, mostra de produtos gastronómicos pelos grupos internacionais e exposição de um traje de cada grupo visitante nos Antigos Paços do Concelho. Nessa noite, a Praça da República será o palco da Gala da Fraternidade, pelas 22h00, reunindo dançarinos de Portugal, Perú, Itália e Colômbia.

No domingo, 22 de julho, todos os grupos participam numa missa que acontece em Santa Luzia, seguida de um piquenique de convívio. Os grupos voltam a desfilar e a atuar nas ruas da cidade nessa tarde, pelas 17h30. A Gala de Encerramento contará com todos os grupos, na Praça da República, pelas 22h00.

No Festival de Folclore do Alto Minho vão participar o Grupo Cultural Netos de Bandim, da Guiné; o Estúdio de Danza y Arte Expresiones Bolívia de Gustavo Fernandez García, da Bolívia; Ballet Folklórico Tierra Colombiana, da Colômbia; Folk Song and Dance Ensemble “WROCŁAW”, da Polónia; Centro de Folklore de la Universidad Peruana Cayetano Heredia, do Perú; e Folk Group “Triskelion” of Roccalumera, de Itália.

Publicidade

Rádio Alto Minho - SofásZone
Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus
Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA

Siga-nos

Comentários

Publicidade