EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Cerca de 200 escolas concorrem ao festival Acão03 dos “Encontros de Cinema” de Viana

Rádio Alto Minho

27 Abril 2017, 17:16

Acessibilidade

Publicidade

Cerca de 200 escolas do país e das ilhas concorreram, com “mais de 200 filmes”, ao “Ação03”, um festival de vídeo escolar integrado na programação dos “Encontros de Cinema” de Viana do Castelo.

“Recebemos mais de 200 filmes porque houve escolas que participaram no concurso com mais do que um filme. O número de escolas participantes este ano, cerca de 200 representa o dobro do registado na primeira edição do festival, em 2015, mais de uma centena de escolas de todo o país”, afirmou Rui Ramos, da AO Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual, organizadora do evento.

Para aquele responsável, que falava em conferência de imprensa para apresentação da 17ªedição dos “Encontros de Cinema Viana”, que decorrem entre 02 e 07 de maio, afirmou que aquela participação representa “o reconhecimento da importância do evento e que as escolas também já se começam a preocupar bastante com a literacia audiovisual”

Dos mais de 200 filmes que se apresentaram a concurso foram selecionados 32 que vão ser exibidos dias 02 e 03 de maio, no teatro municipal Sá de Miranda, distribuídos por sessões que abrangem os diferentes níveis de ensino.

O “Ação 03” é um festival destinado a filmes feitos em contexto escolar e abrange todos os níveis de ensino, desde o primeiro ciclo do ensino básico até ao secundário e ao profissional.

A secção competitiva dos “Encontros de Cinema”, intitulada “Primeiro Olhar”, é outro dos destaques da 17.ª edição a que concorreram mais de 100 documentários produzidos por mais de 200 alunos de 14 escolas portuguesas e estrangeiras.

Trata-se de uma secção destinada a promover o documentarismo realizado por alunos das escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação, ou ainda por participantes em cursos de formação nessa área.

Foram selecionados para o concurso 22 documentários que serão exibidos no teatro municipal Sá de Miranda, integrados na secção “Olhares Frontais”.

Os “Encontros de Cinema” de Viana, cuja organização conta com o apoio da Câmara Municipal local, incluem a sexta edição da Conferência Internacional de Cinema de Viana, que visa discutir várias temáticas.

As secções destinadas às escolas do concelho, “Escola no Cinema”, “Trabalhos de Casa”, “Histórias na Praça”, “O filme da minha vida” são outros dos destaques do festival de cinema.

Ao programa da décima sétima edição inclui ainda “dois concertos ligados à imagem”, no dia 04 de maio, com The Legendary Tigerman e Pedro Maia e, no dia 06 de maio, o projeto Nan Collider, com António Rafael e João Martinho Moura.

Presente no encontro com os jornalistas, que decorreu na escola secundária de Santa Maria Maior onde decorrem vários projetos dinamizados pela AO Norte com estudantes da área do audiovisual, a vereadora da Cultura da Câmara de Viana adiantou que o investimento municipal no trabalho daquela associação ronda os 60 mil euros por ano.

Maria José Guerreiro explicou aquele montante é investido na realização do festival e no trabalho que a associação promove, todo o ano, com os estudantes do concelho.

Fotos: André Passos

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade