EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Cerca de 45 mordomas recebidas pelo presidente da Câmara no primeiro dia das festas d’Agonia

Rádio Alto Minho

14 Agosto 2019, 12:25

Acessibilidade

Publicidade

Cerca 45 mordomas vão ser recebidas, na sexta-feira,pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo. A sessão de cumprimentos oficiais da Mordomia, um dos pontos altos do primeiro dia das festas de Nossa Senhora d'Agonia, está marcado para as 11:00, no salão nobre da autarquia.

Uma das novidades no desfile deste ano prende-se com a mudança, para a manhã do primeiro dia de festa, dos cumprimentos das mordomas às autoridades, sessão marcada para as 11:00.

O desfile das mulheres trajadas pelas principais ruas da cidade irá realizar-se, pelo segundo ano, à tarde, a partir das 16:00, conferindo maior dinamismo ao desfile e rigor ao momento dos cumprimentos.

Durante a maior romaria do país, Viana do Castelo vai receber duas delegações internacionais. Uma das delegações é encabeçada pelo autarca de Andorra La Vella, que vem à Romaria d’Agonia acompanhado pelo diretor do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Andorra. A outra delegação integra o Presidente da Câmara de Lézennes, França, que será acompanhado pelos gigantones daquela localidade francesa.

Durante os dias da festa, Viana do Castelo acolhe ainda o Rancho Folclórico Maria da Fonte, da Casa do Minho do Rio de Janeiro, recebendo Agostinho Ferreira dos Santos, Presidente da instituição, que recebeu o título de “Cidadão de Honra” de Viana do Castelo em 2017.

A Romaria d’Agonia acontece, este ano, de 16 a 20 de agosto, sendo que a história da romaria junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.

Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal: a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje, são repetidas anualmente na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - reveillon
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Pecado Capital
Rádio Alto Minho - RB MOTOR 1
Rádio Alto Minho - taqi 2
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Auto Araujo

Siga-nos

Comentários

Publicidade