Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Cerca de 500 alunos de sete agrupamentos de Viana envolvidos em projeto europeu Get up and Goals

Rádio Alto Minho

20 Maio 2019, 11:23

Acessibilidade

Publicidade

Cerca de 500 alunos, dos sete agrupamentos de escolas de Viana do Castelo vão estar envolvidos, esta terça-feira, a partir das 10:00, na Praça da República, nas comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

A ação integra-se no projeto europeu Get up and Goals da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Entre as atividades programadas, destaque para o ‘flashmob’ sobre o tema da inclusão, que envolverá as 500 crianças das escolas do Município, desde o primeiro ciclo ao secundário.

Ao longo de toda a manhã serão muitos os jogos que irão decorrer na Praça assim como espetáculos de dança, exposições e teatro, apresentados pelos alunos e alunas dos agrupamentos de escolas de Viana do Castelo.

As atividades foram sendo desenvolvidas e trabalhadas no âmbito do programa de formação contínua que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem em vigor.

Outras iniciativas do projeto a decorrer no âmbito dos Encontros Interculturais

A 22 de maio, pelas 10h30, a Escola Básica do Cabedelo recebe a Biblioteca Humana com a presença de um cidadão Nacional de País Terceiro.

A 23 de maio, às 21h30, o auditório da ESE-IPVC recebe a Sessão do Ciclo de Cinema “(Re)Pensar a cidadania no mundo global”, num momento que será comentado por um cidadão Nacional de País Terceiro.

A 25 de maio, a partir das 9h00, a Praça da República recebe o Feirão Intercultural, com mostra gastronómica, artesanato e danças do mundo.

A 27 de maio, às 18h00, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo é o local que vai receber a Sessão de Esclarecimento: Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo e representante da Segurança Social.

Estes Encontros Interculturais terminam a 1 de junho, no Mercado Municipal de Viana do Castelo, com a iniciativa Oficina Cozinhas do Mundo, que terá como país de destaque a Ucrânia.

O “GET UP AND GOALS! é um projeto na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG).

Este projeto, financiado pela Comissão Europeia, decorrerá até novembro de 2020 e pretende apoiar as escolas com formação e recursos na integração das questões da ED/ECG no currículo e na sua visão do mundo.

Este projeto envolve 12 países – Áustria, Bulgária, Espanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia – e é liderado pela ONG italiana “Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli”.

Em Portugal, a implementação deste projeto está a ser preparada numa lógica de reforço e manutenção das atividades realizadas no âmbito do projeto Global Schools.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade