Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Cerca de 70 professores debatem em Viana Educação Física no 1ºCiclo e a Avaliação na disciplina

Rádio Alto Minho

23 Junho 2019, 23:05

Acessibilidade

Publicidade

Cerca de 70 professores debateram, este sábado, na Escola Superior de Educação (ESE), do Intituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a disciplina de Educação Física no 1ºCiclo e a Avaliação na disciplina.

O debate ocorreu no âmbito do II Encontro Distrital de Educação Física organizado pela Associação de Profissionais de Educação Física do Alto Minho (APEFAM), em parceria com a ESE e o Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (CNAPEF).

Em comunicado, a organização explicou que o encontro juntou, na capital do Alto Minho, cerca de setenta professores que “debateram e partilharam experiências relativamente a dois temas considerados de relevante importância para a escola e o processo ensino – aprendizagem”.

A primeira parte, dedicada ao tema Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), contou com as comunicações da Prof. Doutora Linda Saraiva (ESE-IPVC) e do Mestre Mário Guimarães (CNAPEF), bem como com a apresentação de quatro exemplos de boas práticas em agrupamentos do distrito.

“Ainda se verifica nas diferentes comunidades educativas alguma falta de clareza acerca das finalidades educativas da Educação Física no 1º CEB. E sabe-se que, em muitas escolas, esta continua a não ser lecionada de acordo com o legalmente estipulado. Mas existem atualmente alguns sinais positivos (governo, diretores dos agrupamentos e câmaras municipais) e vontades de articulação para que possa haver Educação Física (EF) regular, coerente e de qualidade no 1ºCEB”, especificou a organização.~

Na nota, a organização do encontro referiu que, “atualmente são vários os Agrupamentos que implementaram a coadjuvação em EF no 1º Ciclo, através da atribuição de um crédito de horas letivas aos professores de EF dos agrupamentos”.

“As provas de aferição no 2º ano de escolaridade também mobilizaram os intervenientes, quer para o aumento das práticas físico-motoras, quer para a melhoria das condições físicas e materiais das escolas. A EF no 1ºCEB é possível, indispensável e um compromisso de todos”, frisa a nota.

dav

Na segunda parte do Encontro foi debatida a Avaliação em Educação Física nos diferentes ciclos de ensino. O tema contou com a intervenção de César Sá, diretor da ESE-IPVC. A avaliação nesta disciplina “assumiu, no presente ano letivo, maior importância uma vez que a classificação no secundário volta a contar para a média de acesso ao ensino superior”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade