Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Cerveira e Tomiño estreitam laços culturais e desportivos com primeira agenda conjunta

Rádio Alto Minho

19 Abril 2016, 19:25

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, e Tomiño, na Galiza, apresentaram hoje a primeira agenda cultural conjunta com oito eventos a decorrer entre abril e setembro, num investimento de 100 mil euros, a repartir pelas duas autarquias vizinhas.

“Queremos consolidar esse palavrão chamado ‘desfronteirização’ e esta é a iniciativa de arranque desse objetivo”, sustentou o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fenando Nogueira.

O autarca falava no Fórum Cultural da vila portuguesa, na conferência de imprensa de apresentação dos oitos eventos culturais e desportivos que vão decorrer num e noutro lado do rio Minho.

A presidente do município de Tomiño, Sandra Gonzalez, sublinhou que “algumas das iniciativas que integram a agenda conjunta já se realizavam, mas a diferença agora é que integram uma agenda comum, que traduz um esforço de coordenação dos dois municipios, impedindo a duplicação”.

A autarca galega sublinhou que, além da agenda hoje apresentada, os dois municípios iniciam, em Tomiño, “várias reuniões de trabalho, nas áreas da Educação, Cultura, Desporto e Serviços Sociais” para definir novos projetos de intercâmbio a concretizar no futuro”.

“Na área social, Tomiño tem um centro de apoio à deficiência que prepara os jovens a entrar no mercado de trabalho e que podia partilhar com Vila Nova de Cerveira. Em Vila Nova de Cerveira, a piscina municipal já é maioritariamente utilizada por galegos. A sociedade civil é que deve dizer o que devemos melhorar. É esse o objetivo dos grupos de trabalho que iniciamos hoje”, disse a responsável.

Sandra Gonzalez apontou a Educação como uma área de “difícil cooperação”, defendendo ser necessário “pressionar” os governos dos dois países “no sentido de eliminar as barreiras ainda existentes e que impedem as comunidades educativas dos dois municípios de participarem em atividades de intercâmbio escolar”.

A sétima edição da Mostra de Arte Infanto-Juvenil, que se realiza sempre em ano em que não há Bienal Internacional de Arte em Vila Nova de Cerveira, é o primeiro dos oito eventos conjuntos hoje apresentado aos jornalistas pelas vereadoras da Cultura dos dois municípios, Aurora Viães e Cristina Martinez.

A Edudarte, que arranca na quarta-feira no Fórum Cultural da vila do Alto Minho, vai contar com a participação 1.300 alunos de dez escolas dos dois municípios.

Em maio, a regata internacional Ponte da Amizade, vai juntar mais de 450 atletas portugueses e galegos, e a II Taça Ibérica de Trail, também em maio, prevê a participação de 350 atletas dos dois lados do rio Minho.

Em junho, está previsto um concerto na Escola de Música e Teatro de Tomiño, enquanto em setembro ocorrerá a décima edição do Triatlo da Amizade, seguindo-se o Festival Minho Reggae, ainda em data a designar, a segunda edição do Simpósio Internacional de Escultura do Miño e, ainda nesse mês, o programa “Desporto para Todos”, destinado a maiores de 55 anos.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade