EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Cerveira já faz parte da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico

Andrea Cruz

14 Outubro 2019, 14:24

Acessibilidade

Publicidade

O Município de Vila Nova de Cerveira decidiu aceitar o convite para integrar a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico. A adesão foi aprovada em reunião camarária e vai ser sujeita a aprovação da assembleia municipal. O objetivo, segundo a autarquia liderada por Fernando Nogueira é "potenciar a defesa, valorização, revitalização e animação" do centro histórico datado do século XIV.

“Sob proteção do Castelo D. Dinis surgiu, no século XIV, o pequeno burgo que corresponde hoje ao centro histórico, demarcando-se um novo paradigma na história dos cerveirenses e, sobretudo, da sua identidade. Aqui, a história e o património andam de mãos dadas, com diversos edifícios com influência de diferentes estilos arquitetónicos e épocas, que convidam a um roteiro histórico-patrimonial, mas também artístico-cultural”, especifica a nota hoje enviada pela Câmara de Vila Nova de Cerveira.

Segundo aquela autarquia do Alto Minho, “o núcleo urbano histórico de Vila Nova de Cerveira é, enaltecido pela existência de uma harmonização entre o valioso legado e as marcas que alguns dos mais importantes episódios da história nacional deixaram, com as modernas intervenções urbanísticas e artísticas”.

Fundada por 15 câmaras em 1988, a APMCH, com sede em Lamego, no distrito de Viseu, e com delegações regionais em Almeida (Guarda) e em Lagos (Faro), que atualmente possui cerca de uma centena de concelhos, reúne “municípios portugueses que possuam, nos seus aglomerados urbanos, zonas antigas merecedoras de preservação”.

A APMCH visa, entre outros objetivos, “promover, em conjunto ou isoladamente, todas as ações, com vista à defesa, conservação, recuperação, reabilitação, revitalização e animação desses centros históricos, considerando-as zonas carecidas de proteção prioritária, como valores que são da maior importância nacional e de indiscutível interesse público e, principalmente, como fatores determinantes para o progresso e bem-estar das populações que deles desfrutam ou usufruem”.

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - CASTING RAM
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)

Siga-nos

Comentários

Publicidade