Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

CIM defende novo prazo para limpeza de matas do Alto Minho

Rádio Alto Minho

26 Março 2020, 15:38

Acessibilidade

Publicidade

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho defende a definição de um novo prazo para a limpeza das matas em consequência do estado de emergência, admitindo estar "muito preocupada" com a ausência desses trabalhos de prevenção de fogos florestais.

“Mal termine este período de contenção, deverão ser ativados alguns mecanismos adicionais, nomeadamente a proibição de queimas e queimadas como forma de prevenção. Defendemos ainda a definição de um novo prazo. Sabemos que não pode ser muito alargado, mas o necessário para se fazer o trabalho que não foi feito até aqui, pelas razões que todos conhecemos”, afirmou, José Maria Costa.

O líder da CIM acrescentou que, “apesar das dificuldades, houve algumas limpezas feitas pelos proprietários”, sublinhando que, devido ao estado de emergência, no distrito de Viana do Castelo, e de “uma forma geral”, os municípios proibiram a realização de queimas e queimadas.

“Em Viana do Castelo, por exemplo, estão proibidas porque, neste momento, toda a força dos bombeiros e dos meios da proteção civil estão mobilizados para este combate ao novo coronavírus”, sublinhou.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, admitiu que a estrutura que agrega os 10 município do distrito “está muito preocupada” com a massa combustível existente nas florestas, “atendendo não só às condições climatéricas que houve este ano, propícias para acumular matéria combustível, mas também por haver algum atraso na limpeza das envolventes dos aglomerados urbanos, devido às medidas de restrição à circulação de pessoas”.

“Por outro lado, algumas empresas não estão ativas, neste momento”, reforçou o autarca social.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade