EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Cultura

Cinquenta anos da procissão ao mar e 140 da ponte Eiffel inspiram coleção de Isabel Lima

Andrea Cruz

07 Agosto 2018, 15:14

Acessibilidade

Publicidade

A procissão ao mar, que este ano celebra 50 anos, e a ponte Eiffel sobre o Lima, que acaba de cumprir 140 anos, dão mote à coleção 2018 de Isabel Lima. Os trabalhos da designer de Viana do Castelo vão ser apresentados, no domingo, pelas 22:00, na Praça da Liberdade.

Isabel Lima explicou que a coleção é inspirada nos 50 anos da procissão ao mar, número emblemático das festas da Senhora d’Agonia, que vai decorrer entre os dias 17 e 20 de agosto.

“É uma coleção inspirada na história cultural e religiosa dos pescadores da ribeira de Viana do Castelo e alia a função criativa a um momento de fé comunitária, como celebração de louvor pelos 50 anos da procissão ao rio e ao mar”, explicou Isabel Lima.

Em causa está a quinta edição do “Viana está na moda”, este ano com o tema “Mística Divina” onde a professora de Educação Visual, Tecnológica e Expressão Plástica, vai ainda apresentar trabalhos inspirados na ponte Eiffel que há 140 anos, cumpridos a 30 de junho último, assegura a ligação rodoferroviária sobre o rio Lima.

Os 140 anos da ponte metálica e os 50 anos da procissão ao mar, que teve a sua génese na devoção dos pescadores a Nossa Senhora da Agonia, vão ser este ano os temas em destaque no Cortejo Histórico e Etnográfico da Romaria d’ Agonia, que sairá para as ruas de Viana do Castelo em 18 de agosto.

Já o desfile de Isabel Lima vai decorrer, no domingo, a partir das 22:00, na Praça da Liberdade, situada junto ao rio Lima.

“É um momento em que o passado encontra o futuro, atraindo a atenção para o rio, o mitológico rio das divindades, atravessado pela ponte, obra do engenheiro Gustave Eiffel, inaugurada há 140 anos e que simboliza, para quem a percorre, memórias vivas, conferidas pelas barcas e barqueiros e pela panorâmica sobre a cidade, o monte e o oceano atlântico”, especificou.

O programa “Viana está na moda” conta com “apoio da Direção-Geral do Património Cultural, do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Autoridade Marítima, entre outras entidades públicas, bem como de famílias de pescadores da ribeira e tem entrada gratuita”.

Além de peças de vestuário, Isabel Lima produz, há vários anos, acessórios de moda, mobiliário, artigos decorativos, todos inspirados no traje regional.

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Cerqueira’s
Rádio Alto Minho - Lusomotor

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus
Rádio Alto Minho - Eletro Borlido
Rádio Alto Minho - Ramallosa 2000
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual

Siga-nos

Comentários

Publicidade