EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Regional

Cinquenta anos de procissão ao mar em exposição na ribeira de Viana do Castelo

Andrea Cruz

09 Agosto 2018, 8:35

Acessibilidade

Publicidade

"Procissão ao Mar: 50 anos de História e Tradição" é o tema da exposição que a Vianafestas, entidade que organiza a Romaria d’Agonia, vai inaugurar, esta sexta-feira.

A abertura da mostra está marcada para as 18:00, na ribeira de Viana, num armazém situado na doca.

A procissão ao mar é um dos números mais emblemáticos da Romaria d’Agonia, mas também dos mais recentes, já que se realiza, sempre a 20 de agosto, apenas desde 1968.

Já o culto em Viana do Castelo à padroeira dos pescadores tem a sua primeira referência escrita em 1744.

Além de Nossa Senhora da Agonia, são ainda transportadas ao rio e ao mar as imagens da Senhora de Monserrate, de São Pedro e da Senhora dos Mares.

Nas margens do Lima, milhares de pessoas concentram-se para ver e saudar a procissão, envolvendo mais de uma centena de embarcações de pesca e de recreio.

No regresso a terra, os pescadores transportam os andores de novo à igreja situado no Campo da Agonia, passando pelas ruas da ribeira onde durante toda a madrugada foram confecionados, manualmente, os típicos tapetes de sal.

A confeção dos desenhos, gravados no paralelo das ruas com várias toneladas de sal colorido, realiza-se sempre na noite anterior ao dia da padroeira, 20 de agosto, feriado municipal, mobilizando centenas de pessoas, sobretudo moradores daquela zona da cidade.

 

Os 50 anos da procissão ao mar é um dos temas do cortejo histórico-etnográfico da Romaria d’Agonia, que vai decorrer no dia 18 de agosto, a partir das 16:00 e que vai ainda assinalar os 140 anos da inauguração da Ponte Eiffel sobre o rio Lima.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - SofásZone
Rádio Alto Minho - CONTROLPESTE
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus
Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA

Siga-nos

Comentários

Publicidade