Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

CMIA inventaria 35 quilos de lixo recolhido em apenas 100 metros da praia do Cabedelo

Rádio Alto Minho

17 Janeiro 2019, 10:06

Acessibilidade

Publicidade

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo está a inventariar os 35 quilos de lixo recolhidos em 100 metros de extensão da praia do Cabedelo, na primeira ação de monitorização do lixo marinho realizada em 2019.

Os resíduos foram recolhidos por 22 voluntários, numa ação de limpeza realizada no passado dia 12 e encaminhados para o CMIA para inventariação.

As campanhas de recolha integram um projeto de monitorização do lixo marinho lançado em 2013 pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em colaboração com várias Câmaras do país, entre elas Viana do Castelo.

Este projeto “pretende dar resposta à diretiva Quadro da Estratégia Marinha e continuidade à colaboração com a Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste (OSPAR), criada em 1992.

Desde maio de 2017 até final de 2018, e de acordo com o levantamento do CMIA, entidade envolvida no projeto, foram realizadas, na praia do Cabedelo, quatro campanhas de recolha de lixo marinho em que participaram 114 voluntários de agrupamentos de escuteiros, associações de pais, escolas privadas, empresas locais e público em geral.

Essas campanhas permitiram recolher 200 quilos de lixo, com origem em países como a Malásia, Alemanha e Espanha e arrastado pelas ondas do mar, e pelas correntes marítimas até à praia do Cabedelo.

Entre os 200 quilos de resíduos recolhidos naquelas quatro ações de limpeza constavam “vassouras, molas da roupa, peças de fogo de artifício, seringas, tampões auriculares, frasco para análises clínicas, cotonetes, fita de identificação do hospital”.

Fotos retiradas da página de facebook do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade