Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Comboio elétrico recebido em festa em Viana do Castelo

Rádio Alto Minho

15 Julho 2019, 18:31

Acessibilidade

Publicidade

Decorreu hoje na Estação Ferroviária de Viana do Castelo a cerimónia de apresentação dos trabalhos executados num valor de 16,5 milhões de euros, pela Infraestruturas de Portugal, de eletrificação e modernização da Linha do Minho, no troço Nine - Viana do Castelo.

O Primeiro Ministro António Costa, que presidiu à cerimónia, referiu que a ferrovia é “um investimento de alta importância” para que Portugal faça parte do mercado ibérico, com o aproveitamento da potencialidade que o Alto Minho tem para oferecer através da sua localização, empresas e investimentos que são reconhecidos não só na Europa mas em todo o Mundo.
O autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, também presente na cerimónia, fez uma contextualização histórica da linha ferroviária do Minho e atendeu aos objetivos principais desta eletrificação, entre os quais a sua modernização, a potencialidade económica, a maximização da proximidade local e as reduções de emissões de Co2 e consecutiva redução de custos para o país.

Para Carlos Fernandes, vice-presidente das Infraestruturas de Portugal, o programa de modernização da Linha do Minho tem como três objetivos principais o aumento da “competitividade dos transportes ferroviários”, “melhorar as ligações internacionais” e “criar condições de interoperabilidade”.

Segundo comunicado oficial das Infraestruturas de Portugal, esta empreitada proporciona uma diminuição do tempo de trajeto, aumento da competitividade do transporte ferroviário, aumento da capacidade de comboios, aumento dos níveis de segurança e de fiabilidade, aumento da segurança rodoviária e “melhoria das ligações internacionais do corredor norte-sul (Porto – Vigo)”.
Esta ação de modernização da Linha do Minho que contempla a eletrificação entre Nine e Valença, integrante do corredor Eixo Atlântico, foi submetida no âmbito do COMPETE 2020 com um financiamento previsto comunitário de 85%.

A primeira fase desta obra hoje inaugurada abrange 44 quilómetros de via entre Nine e Viana do Castelo. O projeto de modernização da Linha do Minho inclui ainda a eletrificação Nine – Valença do Minho, a supressão de passagens de nível, novas subestações, intervenções em túneis e pontes, e instalação de sistemas e telecomunicações sinalização, com um investimento total de 832 milhões de euros que deverá ficar concluída até 2020.

O comboio foi recebido em Viana do Castelo em clima de festa e com direito a foguetes, banda filarmónica e grupos folclóricos.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade