Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Comédias do Minho apresentam espetáculo de teatro “Elipse”

Eduarda Alves

24 Novembro 2021, 9:22

Acessibilidade

Publicidade

De 26 de novembro a 10 de dezembro, as Comédias do Minho apresentam o espetáculo de teatro Elipse, de André Martins. O espetáculo vai ser apresentado em Paredes de Coura, Valença, Melgaço, Vila Nova de Cerveira e Monção. Em 2022, será exibida uma longa-metragem,  agora, em fase de montagem.

Com percurso firmado na área do cinema, André Martins aceitou o convite das Comédias do Minho para criar um projeto, onde as linguagens teatral e cinematográfica se combinassem. O projeto Elipse, nasce após um “longo de um ano de maturação criativa e iterativa” que resultou na realização de 3 curtas-metragens.

Elipse é, no imaginário do criador, o nome de uma comunidade criada por Alberto Caeiro no norte de Portugal, em 1910. Secreta e isolada, forjou a sua cultura a partir da rejeição da transcendência proposta pelas religiões. Em Elipse, “vive-se” o ateísmo e o quotidiano, é um laboratório ritualístico para os mistérios da vida. Os habitantes de cultivam ativamente o espanto, a dissolução da identidade e a imanência.

O espetáculo conta a história de uma conferência de antropologia onde um investigador apresenta as descobertas que fez em Elipse e mostra as suas recolhas videográficasNo entanto, os rituais de dissolução da identidade que experimentou em Elipse deixaram o antropólogo alterado. Em palco, um colega tenta impedir a comunicação do investigador enquanto um censor observa atentamente o que se passa. O regime político de Portugal havia sofrido recentemente uma viragem à direita e as mudanças estão ainda muito próximas. À conferência, junta-se uma nativa de Elipse, que vem demonstrar o poder dos seus rituais com máscaras. À medida que as tensões vão escalando entre as personagens, as suas ‘máscaras sociais’ vão caindo e a conferência de apresentação de Elipse à comunidade científica torna-se, afinal, numa “desconferência” onde as personagens se revelam verdadeiramente ao público.

O projeto entra na sua fase final, até 10 de dezembro, e em 2022 será exibida uma longa metragem, que está agora em fase de montagem.

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Mais Optica

Publicidade

Rádio Alto Minho - Art Alu
Rádio Alto Minho - VianaMatic
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - CAMBÃO MOBILIÁRIO
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - 100% ProAuto

Publicidade

Rádio Alto Minho - E-redes

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Comentários

Publicidade