EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Compensação a pescadores por instalação de parque eólico flutuante volta a ser negociada em Viana

Rádio Alto Minho

13 Agosto 2019, 8:55

Acessibilidade

Publicidade

O secretário de Estado das Pescas vai reunir-se, hoje, a partir das 14:30, na Câmara de Viana do Castelo, com os representantes de cerca de 80 pescadores de embarcações locais do concelho e de Caminha para negociar uma compensação pelos prejuízos causados na sua atividade pela instalação de um parque eólico flutuante.

Em causa está a instalação do Windfloat Atlantic (WFA), um projeto de uma central eólica ‘offshore’ (no mar), ao largo de Viana do Castelo, orçado em 125 milhões de euros, coordenado pela EDP, através da EDP Renováveis.

Cerca de oito dezenas de embarcações locais de Viana do Castelo e Caminha reclamam a atribuição de uma compensação pelos prejuízos causados pela interdição da pesca na envolvente (0,5 quilómetros de cada lado) do cabo submarino, com cerca de 17 quilómetros de extensão, que vai ligar o parque eólico flutuante à rede, instalada em Viana do Castelo.

Os pescadores queixam-se de “terem sido excluídos do acordo da compensação de um milhão de euros que a Windplus, titular da Utilização do Espaço Marítimo Nacional, negociou com a associação de pescadores Vianapesca, para compensar 16 armadores potencialmente afetados pela instalação do parque.

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Festa do Mel (noticias)
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade