Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Concluída empreitada de tratamento anticorrosivo da ponte sobre o rio Coura, em Caminha

Rádio Alto Minho

13 Dezembro 2019, 12:54

Acessibilidade

Publicidade

A Infraestruturas de Portugal concluiu os trabalhos de proteção anticorrosiva da Ponte do Coura, em Caminha, ao km 104,941 da Linha do Minho, numa intervenção que teve um investimento associado de cerca 1,5 milhões de euros, e como objetivo assegurar e garantir a segurança desta obra de arte.

No âmbito dos trabalhos foi executada a decapagem integral da ponte com jato de areia para remoção de toda a tinta existente, tendo posteriormente sido aplicado um esquema de pintura composto por três camadas de tinta. Além destes trabalhos, foi ainda efetuada a substituição integral do carril e travessas de madeira na ponte, bem como trabalhos de substituição e reparação de peças metálicas rebitadas.

Devido à complexidade desta intervenção, a mesma contou com a colaboração de distintas equipas de trabalho da empresa, que com o seu know-how, empenho e articulação, foi possível executar a intervenção sem comprometer a circulação regular de comboios cumprindo igualmente com as exigências ambientais relacionadas com as medidas de proteção à dispersão de resíduos.

A obra contou ainda com o apoio da Polícia Marítima que assegurou os necessários os procedimentos de segurança e apoio à navegação, nomeadamente na emissão de avisos.

A Ponte sobre o rio Coura foi uma das primeiras obras realizadas pela Casa Francesa Fives-Lille.

Trata-se de uma estrutura metálica de via única datada de 1879, classificada à data como uma obra tecnicamente exigente e dispendiosa. A ponte tem uma extensão total de 164,210 metros, e um tramo central de 60 metros, com dois dos seus pilares fundeados a 10 e 17 metros.

Em 1999, de modo a adequar a ponte a maiores cargas, foi desenvolvido um projeto de reforço total que, atendendo a relevância da obra de arte – de elevado valor estético e significado histórico – acautelou a preservação das suas características e identidade, reabilitando-a através da criação de uma nova estrutura, sem esconder a original, e que através da aplicação de cores contrastantes permite facilmente identificar as duas.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade