EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Contornos da Palavra envolve cerca de 10.500 estudantes de todas as escolas de Viana do Castelo

Andrea Cruz

30 Janeiro 2019, 14:23

Acessibilidade

Publicidade

Cerca de 10.500 alunos de todas as escolas do concelho de Viana do Castelo vão, este ano, estar envolvidos nas 91 sessões, espetáculos e contadores de histórias e nas 32 sessões com escritores promovidas pela 10ª edição dos Contornos da Palavra, dedicada os 100 anos do nascimento da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. A edição 2019 do projeto municipal foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, pela vereadora da Educação e Cultura da Câmara de Viana do Castelo.

No encontro com os jornalistas, realizado em frente ao edifício da biblioteca desenhada por Siza Vieira, Maria José Guerreiro sublinhou a importância deste programa por “ir ao encontro das escolas, levando atividades a 10.500 estudantes do concelho de Viana do Castelo, desde o pré-escolar aos alunos do 12º ano de escolaridade, para dar a conhecer aos alunos a obra da primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.

A décima edição dos Contornos da Palavra começa no sábado, dia 02 e prolonga-se até 08 de fevereiro.

A programação da iniciativa inclui workshops nas escolas, espetáculos e sessões com animadores da leitura, bem como encontros com escritores e oficinas e sessões para professores. No total, serão promovidas 32 sessões com escritores e ainda 13 sessões de formação para professores.

No sábado, a programação abre com o XI Encontro de Bibliotecas Escolares, na biblioteca municipal vianense, com o tema “Cidadania, ética e intervenção”, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Rede de Bibliotecas Escolares.

Através dos espetáculos e das diversas sessões, os alunos terão um conhecimento maior das obras de Sophia de Mello Breyner, como “A Saga”, “A Fada Oriana” e “A Menina do Mar”. Nos encontros com escritores vão participar nomes como Ana Caramez, Pedro Seromenho, João Manuel Ribeiro, Francisca Lima, Daniel Completo e António Mota, José Gomes e Richard Towers.

Tendo Sophia de Mello Breyner dedicado grande parte da sua obra literária ao mar, a autarquia de Viana do Castelo presta-lhe homenagem, assinalando o centenário do seu nascimento através da colocação de excertos de poemas e livros da autora em pontos estratégicos da cidade.

Publicidade

Rádio Alto Minho - OVNITUR
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Xlife – Raminhos

Publicidade

Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - QUEEN (individual)
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade