Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Contornos da Palavra lança oficina de dança inclusiva para promover sucesso escolar

Rádio Alto Minho

13 Fevereiro 2017, 18:20

Acessibilidade

Publicidade

A oitava edição da iniciativa “Contornos da Palavra”, promovida pela Câmara de Viana do Castelo, vai incluir, este ano, uma oficina de dança criativa. São cerca de 40 alunos de duas turmas da escola secundária de Monserrate que vão participar, durante uma semana, na “experiência” que vai ser dinamizada pela associação Vo’Arte.

A novidade do programa deste ano foi hoje anunciada publicamente pela vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo.  A oficina  vai decorrer entre os dias 18 e 24 incluída no programa dos“Contornos da Palavra” subordinados  ao tema “Multiculturalidade”.

“Trata-se de uma experiência que vamos fazer, que nos parece muito interessante por consideramos que as questões da diferença também devem ser trabalhadas através das linguagens artísticas”, sublinhou Maria José Guerreiro durante a conferência de imprensa daquele evento.

A iniciativa “Contornos da Palavra” é promovida pela autarquia, em parceria com os agrupamentos e a rede de bibliotecas escolares e que pretende proporcionar aos alunos o contacto com a palavra nas suas diferentes vertentes, desde a escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada ou desenhada.

A oficina de dança inclusiva, designada “Geração Soma”, vai integrar um total de 40 alunos de duas turmas da escola secundária de Monserrate. Cerca de metade provenientes de um curso profissional de animação sócio cultural e os restantes de uma turma com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

“Serão criados dois grupos mistos, com cerca de 20 alunos cada, com e sem deficiência. Estas experiências têm sido feitas, sobretudo, com adultos mas ao nível das escolas, com adolescentes, nem tanto. Achamos que é uma boa aposta”, adiantou a vereadora da Cultura.

A responsável explicou que o projeto vai arrancar de uma forma “restrita” e que “se resultar poderá ter continuidade noutros contextos”.

“Pode ser uma atividade a desenvolver de forma regular, nas escolas do concelho”, apontando como exemplo o programa “Náutica nas Escolas”, lançado em 2012 pela autarquia e que proporciona aos alunos a oportunidade de fazerem aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares na disciplina de Educação Física.

Maria José Guerreiro revelou ainda que a edição deste ano da iniciativa “Contornos da Palavra” vai contar com a participação de cerca de cinco mil alunos de 70 escolas públicas e privadas, do pré escolar ao ensino secundário.

As atividades incluem pintura, teatro, dança, escrita, para “fazer com que alunos e professores, durante esta semana, privilegiem as práticas da comunicação e as diversas dimensões da palavra”.

O programa prevê também encontros com 15 escritores, entre eles, Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça e juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, o espanhol Miguel Ángel Santos Guerra, Luísa Alvim, João Tordo, espetáculos, conferências, o nono Encontro da Rede de Bibliotecas Escolares e ‘workshops’ para formação de professores, entre outros.

As iniciativas vão decorrer nas escolas e na biblioteca municipal da cidade. O orçamento dos “Contornos da Palavra “ é de 10 mil euros.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade