EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Covid-19: Norte recebeu 62 ME de fundos para ajudar empresas na resposta à crise

Ana Peixoto Fernandes

16 Setembro 2020, 10:21

Acessibilidade

Publicidade

A região Norte recebeu até fim de junho 62 milhões de euros de fundos comunitários para apoiar empresas na resposta à crise provocada pela covid-19, revela um relatório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

“Entre as medidas excecionais concertadas ao nível da União Europeia [para responder à crise provocada pela covid-19], destaca-se, no Norte, a que visa apoiar a qualificação e inovação das PME [Pequenas e Médias Empresas], que registou um volume de fundo aprovado de 49 milhões de euros. Para além desta, também o investimento empresarial em inovação de não PME e as atividades de I&D [Investigação e Desenvolvimento] empresarial foram apoiadas, no mesmo contexto, com nove milhões de euros e quatro milhões de euros, respetivamente”, descreve o documento.

O “Portugal 2020 na Região do Norte: Dinâmica dos Programas da Política de Coesão”, que reúne informação do primeiro semestre do ano, esclarece estarem em causa nestes fundos “um conjunto de medidas excecionais, concertadas ao nível da União Europeia (UE), para minimizar alguns dos impactos socioeconómicos da pandemia e apoiar a procura de novas soluções de combate à covid-19”.

“No seu conjunto, estas medidas enquadram-se no domínio da competitividade e internacionalização, domínio que continua a concentrar cerca de metade do investimento apoiado na região”, acrescenta o relatório.

A CCDR-N observa que, “ainda que o Norte se mantenha como a região de maior relevo na execução da Política de Coesão em Portugal, este semestre foi marcado por uma série de acontecimento relevantes”, nomeadamente devido à pandemia de covid-19, que “tem tido implicações na operacionalização dos programas da Política de Coesão”.

De acordo com a CCDR-N, até ao final de junho de 2020 foram aprovadas 17.383 operações na Região do Norte.

Publicidade

Rádio Alto Minho - RETOMA RAM
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções

Publicidade

Rádio Alto Minho - 100% ProAuto
Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade