Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Crise empurra portugueses para as marcas brancas

Duarte Lago

20 Maio 2023, 11:00

Acessibilidade

Publicidade

Os portugueses estão a apertar o cinto e a passar para as marcas brancas, a cortar em compras, em refeições fora de casa e em serviços recorrentes de forma a combater o impacto da inflação e do aumento do custo de vida nos orçamentos familiares, revela a APP de serviços Fixando, que realizou um inquérito a 3 709 utilizadores da plataforma, entre 5 e 14 de maio.

De acordo com os dados recolhidos pela Fixando, 69% dos inquiridos afirmaram que cortaram nas despesas optando por comprar apenas o essencial no supermercado. Além disso, 54% admitiu que passou a escolher produtos de marca branca de forma reduzir o valor dos gastos.

Outra das estratégias indicada por 64% dos inquiridos, passa por reduzir as compras extra, como roupa, gadgets e presentes, e ainda a redução das refeições fora de casa (54%), medida com impacto direto no setor da restauração.

No que diz respeito aos serviços que os portugueses mais cortaram para fazer face à inflação, os resultados revelaram o seguinte: 53% dos inquiridos reduziu os serviços de bem-estar, como cabeleireiro, manicure e massagens; 41% cortou nos serviços para a casa, incluindo manutenções e remodelações; 33% cortou em serviços para eventos, como festas e contratação de fotógrafos; 28% dos inquiridos cortaram nos serviços domésticos, como limpeza, babysitting e apoio domiciliário.

O estudo revela ainda que 61% dos utilizadores estão a considerar encontrar um segundo trabalho para colmatar o impacto da inflação.

Quer em part-time, como em regime de prestação de serviços, há muitos portugueses a ponderar ter um trabalho extra para conseguir aumentar o rendimento e fazer face à subida de preços, uma vez que já fizeram os possíveis para cortar as despesas do seu orçamento doméstico“, explica Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade